Passar para o conteúdo principal

O desporto na Póvoa não tirou férias para o fim de semana prolongado e continuou a somar triunfos nas mais variadas modalidades. O grande destaque, no entanto, vai para Vitalie Certan, do Centro de Karaté Aguçadourense (CKA), que foi convocado para o 52º Campeonato Europeu de seleções, a realizar-se de 4 a 7 deste mês em Kocaeli, na Turquia. O atleta poveiro juntou-se assim aos seus 18 colegas para o último estágio de preparação da comitiva portuguesa no fim de semana passado, em Penacova, com o sonho da medalha bem presente.

No atletismo, o Atlético da Póvoa assegurou resultados de excelência no fim de semana prolongado. No sábado, no Torneio Juvenil do Norte em Arcos de Valdevez, Mariana Novo sagrou-se Campeã do Norte em triplo salto com 11,29m, conseguindo igualmente mínimos para os Nacionais de juvenis nos 300m barreiras. Rúben Oliveira foi 3º lugar no lançamento do peso de 5kg e fez mínimos de participação no Nacional de juvenis, com a marca de 12,10m. Nuno Loureiro e André Regufe também se destacaram na prova retirando vários segundos aos seus recordes pessoais nos 800m.

No domingo, o clube poveiro somou medalhas num evento organizado pelo ACR Regufe e na segunda-feira marcou presença com uma comitiva de 13 Atletas no Meeting de Atletismo do Porto, no Parque Desportivo de Ramalde. Coletivamente, o Atlético foi a 5ª melhor equipa em 18 clubes no Meeting, tendo para isso contribuído as prestações de Mariana Novo, que triunfou no salto em comprimento, com novo recorde pessoal e mínimos para o Nacional de juvenis e juniores ao ar livre, com a excecional marca de 5,38m; Lara Figueiredo, vitoriosa nos 500m em benjamins e 3ª colocada no arremesso da bola; Bruno Areias, 2º lugar nos 500m benjamins A; da 2ª posição do Benjamim B Frederico Oliveira, 2º lugar no arremesso da bola em benjamins B e Marta Marques, 2ª classificada nos 60m em infantis.

Também o atletismo do CD Póvoa esteve em plano de destaque. Em Arcos de Valdevez, Tiago Eusébio alcançou mínimos para o Campeonato Nacional de juvenis, na prova de salto em altura, tendo obtido o 3º lugar na classificação final, com um salto de 1,78m. No feriado de 1 de maio, o clube poveiro também se deslocou a Ramalde para a disputa do Meeting de Atletismo. No lançamento do martelo, Diogo Gonçalves alcançou o 2º lugar no escalão de infantis em martelo de 3kg e Ana Granja e Vasco Alves sagraram-se vencedores em juniores no martelo de 4kg e 6kg, com as marcas de 40,10m e 40,65m respetivamente. Carolina Costa e Marta Magalhães, em iniciados, quedaram-se pelo 9º e 10º posto nas suas respetivas categorias. No lançamento do peso 3kg, Marta Magalhães foi 3ª classificada com a marca de 8,38 metros.

Na secção de judo, os judocas do CD Póvoa deslocaram-se a Barcelos, no sábado, para a sua estreia numa prova internacional de escalão sénior. O grande destaque vai para Cristiana Marques, em -70 kg, que arrecadou a medalha de prata no certame. Lucas Reis, em -66 kg demonstrou grandes progressos perante atletas mais experientes e Bruno Lopes, em -81kg, foi impedido de disputar a medalha de bronze devido a lesão.

Relativamente aos desportos coletivos, o CD Póvoa somou 2 triunfos, 1 empate e 2 derrotas em hóquei em patins. Os sub-17 e os sub-13 venceram o CSP Alfena por 9-3 e 11-1, no Torneio de Encerramento APP, enquanto os sub-15 foram derrotados pelo APD Galegos Penafiel (0-1), na mesma competição. Os seniores foram derrotados pelo Juventude Pacense por 2-3, em jogo da 2ª Divisão Nacional e os escolares empataram a 0 com o Académico, em jogo de pré-competição.

No que diz respeito ao basquetebol, fim de semana prolongado de vitórias para o CD Póvoa. As seniores derrotaram o Carnide por 66-59; os seniores venceram o Olivais FC por 68-64; as sub-16 esmagaram o CB Penafiel por 63-20; os sub-16 foram a Braga vencer o Sporting local por 84-52 e os sub-14 venceram o SC Beira-Mar em Aveiro por 64-51. Apenas os sub-18 (34-76 com a AD Ovarense) e os sub-13 (35-49 com o Ant. Aroso) foram vencidos.

Em voleibol, o CD Póvoa teve três dias para esquecer. As seniores foram derrotadas pelo Ac. Coimbra (1-3) e pelo ACJ Moreira (0-3), os iniciados caíram perante o GDC Gueifães (2-3) e o GC Santo Tirso (2-3) e as infantis foram derrotadas pelo Lamaçães (2-3). A única vitória que sorriu às cores do clube poveiro coube às cadetes, que foram a Vila das Aves vencer o Desportivo local por 3-0, no Torneio de Aniversário da AVP.

O Póvoa Andebol teve um fim de semana de sucesso no escalão de seniores, com duas vitórias em outros tantos jogos, perante o Académico do Porto (31-28) e a Académica de Coimbra (34-26), dando um passo importante para alcançar a subida de divisão. O clube poveiro não conseguiu, no entanto, transportar essas vitórias para os seus escalões de formação: os juniores empataram com o CALE (42-42); os juvenis venceram um jogo (32-28 frente ao Gondomar) e perderam outro (23-30 com o Padroense); os iniciados bateram o Ginásio Sto. Tirso (31-23), mas perderam na receção ao ABC (23-30); os infantis empataram com o Gondomar (29-29) e os minis, que lutavam pelo título regional somaram uma derrota decisiva que ditou o afastamento definitivo da luta pelo título.

O Clube Naval Povoense (CNP) organizou uma prova de orientação entre os seus jovens nadadores no Parque da Cidade, no feriado de 1 de maio. Os jovens atletas juntaram-se para mais uma atividade de convívio e realizaram uma prova de competição saudável, por forma a estimular e valorizar o espírito de equipa e a união no grupo.

Tópicos
Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.