Foi uma semana de sucesso para o desporto poveiro, repleto de pódios para o karaté poveiro e triunfos para natação e andebol. No entanto, os resultados não foram os mais felizes no basquetebol, hóquei em patins e voleibol, que somaram resultados agridoces.
Na passada quinta-feira, 1 de dezembro, decorreu mais uma Taça Nacional da modalidade, organizada pelo Centro Português de Karaté, em São Domingos de Rana (Cascais). A União Poveira de Karaté (UPK) fez-se representar por uma pequena comitiva de dois atletas e conseguiu dois excelentes resultados, com João Ribeiro a alcançar um 1º lugar em kumite júnior – 61kg e Catarina Santos a terminar no 2º lugar em kumite júnior +59kg. O Centro de Karaté Aguçadourense (CKA) também se fez representar nesta prova, com 6 atletas, tendo obtido 8 pódios. Em kata sénior, Filipa Costa alcançou o 1º lugar, Isabel Bacelar o 2º e Joana Bastos o 3º posto, enquanto em kumite, Filipa Costa (-61kg), Ina Certan (-68kg) e Sérgio Silva (júnior +78kg) venceram nos seus escalões e Ricardo Vieira (júnior +78kg) e Joana Bastos (-61kg) conseguiram o 3º lugar.
No sábado, 3 de dezembro, mais 5 pódios para atletas poveiros no Open Internacional de Lisboa, importante prova que contou com cerca de 800 atletas e 100 clubes, em representação de 10 países. Da UPK, a juvenil Rita Ribeiro triunfou na categoria de +59kg e o júnior João Ribeiro ficou em 2º lugar em -61kg. Do CKA, Filipa Costa alcançou o 2º posto em kumite -65kg e Ina Certan e Mário Silva (em juvenis) conseguiram o 3º lugar em -65kg e -50kg, respetivamente.
Ainda no sábado, a UPK comemorou 10 anos de existência, com uma festa que reuniu 160 pessoas, no Pavilhão da Matriz. O Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Ricardo Zamith, fez questão de marcar presença nesta celebração.
Também a secção de natação pura do Clube Naval Povoense (CNP) fez história, este fim de semana. Seis nadadores, no escalão de juvenis, conseguiram o apuramento para o Torneio Zonal em Ponte da Barca, tendo conseguido resultados promissores apesar da natural inexperiência. Quanto aos cadetes B, conseguiram a melhor representação de sempre, em Felgueiras, com dez nadadores a alcançarem bons resultados, a nível competitivo e técnico.
A secção de natação apresentou ainda o III Torneio de Natação Pura do CNP, a realizar no dia 21 de janeiro de 2017, nas piscinas municipais da Póvoa de Varzim, um evento que conta com o apoio da autarquia poveira, da Varzim Lazer e da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP).
Quanto ao Póvoa Andebol, este foi um fim de semana cem por cento vitorioso. Os seniores deslocaram-se a Leça da Palmeira e venceram o Cale por 40-33, num jogo pleno de assertividade ofensiva, com Rafael Quintão a destacar-se com 14 golo obtidos. A equipa poveira termina assim a primeira volta do Campeonato Nacional da 3ª Divisão no 5º lugar. Nos escalões de formação, a equipa de iniciados foi a única a entrar em cena, recebendo e vencendo o Estrela Vigorosa por 36-32, em jogo em atraso.
Destaque ainda para os bambis, que tiveram a oportunidade de participar num Festand organizado pelo FC Porto / Dragon Force. Os pequenos atletas puderam, desta forma, jogar no mesmo pavilhão que muitos dos seus ídolos e conviver com atletas de outros clubes, funcionando este evento como um incentivo para as suas ainda curtas “carreiras” como andebolistas.
O CD Póvoa teve um fim de semana de sentimentos mistos. Em basquetebol, vitórias para os sub-16 (94-80 frente ao Guifões), sub 15 (55-50 frente ao Ant Aroso e 57-39 sobre o Maia BC) e sub-14 masculinos (65-45 sobre o Leça e 56-46 frente ao Dragon Force) e para as sub-14 femininas (74-42 sobre o F Campo Sobrado e 69-28 perante o SC Coimbrões). Os seniores masculinos foram derrotados pelo BC Barcelos, por 49-55, assim como as sub-19 (29-70 frente ao CLIP e 53-69 perante o SC Coimbrões) e sub-16 femininas (0-20 com o CDJ Régio) e os sub-18 masculinos (69-70 com o Académico e 62-92 com o Guifões SC).
Em hóquei em patins, a equipa poveira somou 1 vitória, 3 empates e 3 derrotas. Os sub-13 venceram o CSP Alfena por 19-1, enquanto os sub-20 empataram com o Fânzeres 3-3 e os benjamins somaram dois empates 0-0, frente ao VB Bispo e ao APD Guilhufe. A equipa sénior foi derrotada pelo AAc Espinho por 4-10 e os sub-15 somaram duas derrotas, perante o Penafiel por 2-4 e o Fânzeres por 0-6.
Pior sorte teve a turma de voleibol do CD Póvoa, que somou vários desaires. Apenas a equipa de juniores feminina (3-0 frente ao FC Infesta) e de iniciados masculinos (3-2 sobre o Esmoriz) somaram vitórias este fim de semana. No entanto, os iniciados perderam também um encontro, contra o Gueifães, por 1-3. As seniores (0-3 frente ao FC Infesta), as cadetes (0-3 frente ao Madalena), as juvenis (0-3 frente ao V.Guimarães), as iniciadas (1-3 com o Sto. Tirso), as infantis (1-3 com o Fiães e 1-3 com o Canidelo) e os juniores (0-3 perante o SC Espinho) não tiveram igualmente um fim de semana feliz.