A Póvoa de Varzim esteve representada ao mais alto nível, este fim de semana, nas modalidades de bodyboard e vela.

Com as cores do Clube Naval Povoense (CNP), foram vários os jovens atletas que brilharam no Campeonato Nacional de Bodyboard Esperanças, disputado na praia de Carcavelos, no feriado de 5 de outubro, com destaque para Bernardo Marques, de apenas 9 anos, que arrecadou o título de campeão nacional em sub-12, depois de um percurso brilhante contra atletas três anos mais velhos. Na mesma categoria, Ricardo Silva e Vicente Campos terminaram a grande final nuns meritórios 4º e 5º lugar, respetivamente.

Em sub-14, João Barros alcançou a 3ª posição, Eduardo Macedo obteve o 9º lugar e, em femininos, Constança Silva e Margarida Cunha estiveram em plano de relevo, finalizando a prova na 5ª e 7ª colocação da classificação geral.

Em vela, o CNP fez-se representar por três atletas no Campeonato de Portugal de Juniores e Absolutos, disputado no fim de semana prolongado. Numa prova marcada pelos ventos inconstantes e alguma chuva, a associação desportiva poveira alcançou a 6ª, 8ª e 9ª posições, com prestações de excelência por parte de Fernando Pinto, André Bento e Manuel Araújo, respetivamente.

Na tarde de hoje, às 17h30, no Posto Náutico do CNP, terá lugar uma sessão de apresentação e esclarecimento do projeto Academias Gulbenkian do Conhecimento, que irá funcionar nos próximos dois anos letivos.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro de Formação Desportiva Náutica do Desporto Escolar e o CNP e consiste na utilização da vela como “metáfora da vida”. Como resultado final, pretende-se a criação de um estudo científico que possa validar o ensino da vela como uma metodologia de referência para o desenvolvimento de várias competências emocionais e sociais, que a Fundação e a OCDE consideram essenciais para que os nossos jovens possam enfrentar um mundo em mudança de uma forma mais efetiva.

Estarão envolvidas nesta atividade cerca de 600 crianças provenientes de escolas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Do concelho poveiro irão participar as seguintes escolas: EB1 do Século, EB1 de Rates, EB1 das Machuqueiras, EB1 da Quinta, EB1 das Fontainhas e EB1 da Granja, pertencentes aos Agrupamentos de Escolas Cego do Maio e Rates. 

Na modalidade de atletismo, o Centro Desportivo e Cultural de Navais conquistou vários pódios no Meeting do Porto, referente aos Campeonatos Regionais de juvenis e juniores, que decorreu no estádio do Inatel, na segunda-feira. Eduardo Gomes, no arremesso de bola e nos 600 metros, Leonor Oliveira, no arremesso de bola, Afonso Carvalho, nos 50 metros, Rui Pedro Vilas Boas, em salto em comprimento, e Nuno Ferreira, nos 60 metros, subiram ao segundo lugar mais alto do pódio, tendo Leonor Fontes, no lançamento do martelo, Tiago Alves, em salto em altura, e João Pinto, nos 60 metros, alcançado o terceiro lugar na competição.