A chuva que caiu durante todo o fim-de-semana e também na segunda-feira modificou os planos da organização. Inicialmente marcadas para o Parque da Cidade, as actividades transferiram-se para o Auditório Municipal, que esteve repleto de jovens estudantes.

Durante toda a manhã, os perto de 300 participantes entraram em jogos, com o tabaco e os seus malefícios sempre como tema central. Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Educação, esteve presente no Auditório Municipal e partilhou a sua experiência pessoal com os jovens. O autarca nunca fumou, certamente um modelo a seguir pelos estudantes, mas conviveu com pessoas a quem o tabaco prejudicou. Numa conversa informal, Luís Diamantino não deixou de enumerar todos os males do vício do tabaco.

À tarde, os alunos assistiram à palestra “Senta-te e Ouve” e ao debate “Levanta-te e Pergunta”. Hernâni Lencastre, Chefe de Serviço de Cirurgia Cárdio-Torácia do Instituto Português de Oncologia do Porto, foi o orador de serviço. Depois de ouvirem as histórias de vida contadas pelo vereador da Câmara Municipal foi altura para os jovens ouvirem do médico, não uma opinião, mas o que já foi cientificamente comprovado: o tabaco prejudica a saúde.