Assim, o documento a ser divulgado no mês de Setembro é dedicado a José Maria de Eça de Queirós, um grande vulto da literatura portuguesa nascido na Póvoa de Varzim, a 25 de Novembro de 1845.

Por muitos, considerado o melhor escritor realista português do séc. XIX e um dos maiores romancistas portugueses desse século, faleceu em Paris a 16 de Agosto de 1900. Em sua homenagem, foi erigido na Praça do Almada, em 1952, um monumento da autoria do escultor Leopoldo de Almeida, por subscrição dos poveiros do Brasil. É precisamente sobre esse tributo que recaiu o destaque deste mês de Setembro, o desenho da estátua que viria a imortalizar esta personalidade, edificado em pleno centro cívico da cidade – Monumento Eça de Queirós – 1952 – CMPV 4022.

Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.

Cada mês, um documento aqui e na sua caixa de correio electrónico.