Nas provas de Trail Longo (26 kms) e de Trail Curto (12 Kms), bem como na caminhada (12 Kms) e no Dog Trail (12 Kms), estiveram envolvidas mais de 650 pessoas. É de realçar ainda a colaboração de cerca de 100 voluntários, que deram apoio em diversas áreas da organização, quer no ponto de encontro das provas – Campo de Jogos de Laundos – quer nos diversos postos de abastecimento ou pelos trilhos no monte.

Os poveiros destacaram-se nas vitórias do Trail, quer em masculinos quer em femininos, uma vez que João Borges foi o que chegou primeiro depois de percorrer os 26 Kms de percurso do Trail Longo, no escalão de seniores masculinos, e Sandra Travessas foi a vencedora do Trail Longo, em veteranos femininos.

Curiosamente, o vencedor nos veteranos masculinos veio propositadamente de França para correr no Trail Longo – Miguel Portela. Ainda nos 26 Kms, o escalão de seniores femininos foi conquistado por Paula Lage.

No percurso de 12 Kms do Trail, os vencedores foram: Carlos Rolo, em seniores masculinos; Adriana Gomes, em seniores femininos; Nuno Cardoso, em veteranos masculinos; Deolinda Faria, em veteranos femininos. Veja a Fotogaleria.

O evento foi apadrinhado por Miguel Lopes, Ricardo Bomtempo, Mauro Gonçalves e Ana Rocha, praticantes e promotores desta modalidade, entusiasmando os participantes no percurso dos trilhos pelas freguesias mais rurais da Póvoa de Varzim – S. Pedro de Rates, Laúndos e Terroso – e ainda do concelho de Barcelos – Macieira de Rates e Paradela.

As provas contaram ainda com um grupo de parceiros, que tornaram possível uma organização com mais qualidade e mais próxima dos atletas, onde de incluem o município da Póvoa de Varzim e o GOBS – Grupo Operacional de Busca e Salvamento.