A primeira irá realizar-se pela 20ª vez e é a mais antiga Clássica do país. A competição irá reunir os melhores ciclistas nacionais, bem como as mais notáveis equipas portuguesas.

No total, os ciclistas vão percorrer 147 quilómetros, percurso que inclui sete subidas ao Monte de S. Félix e a passagem por Aver-o-Mar, Navais, Estela, Laúndos, Rates, Terroso e Amorim. A organização, sob a responsabilidade do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Associação de Ciclismo do Porto, espera a participação de 160 atletas.

A Clássica da Primavera parte da Esplanada do Carvalhido, às 11h00. A chegada, também junto à Esplanada do Carvalhido, está prevista para as 14h15. A organização, bem como todos os atletas, com certeza, solicitam a presença da população ao longo do percurso, como forma de demonstração de apoio, uma espécie de oxigénio para os ciclistas.

Quanto à Corrida da Marginal, organizada pela Pro-Events, irá ter início às 10h00, junto ao Casino da Póvoa e rumo a Vila do Conde. As inscrições já se encontram encerradas e foram atingidas as mil participações. Serão quatro quilómetros, na Caminhada, e dez quilómetros na Corrida.

Tendo em conta a realização das duas provas, haverá alguns constrangimentos no trânsito que, contudo, pretende-se que causem o mínimo de constrangimento à cidade e à sua mobilidade. São eles: estacionamento Proibido, entre as 10h00 e as 15h00, na Av. dos Banhos; trânsito Proibido, entre as 9h00 e as 12h00 na Av. dos Descobrimentos e Rua da Caverneira e toda a marginal de Vila do Conde; trânsito proibido, entre as 10h00 e as 11h00 na Av. dos Banhos; trânsito proibido, entre as 14h00 e as 15h00, para a chegada da prova de ciclismo, na Av. dos Banhos; Av. Vasco da Gama; Largo Dr. José Pontes; Av. do Mar. Em cada volta da Clássica da Primavera, o trânsito far-se-á de forma regular depois da passagem dos ciclistas e de toda a caravana.