O desafio consiste em dar uma nova “roupagem” a rotundas da cidade através de enfeites de Natal de grandes dimensões, devendo os participantes utilizar materiais reciclados e reutilizados para o efeito. A montagem das decorações nas rotundas Telecom, Pinheiros, São Pedro, Sacra Família, Farol e Courados (Via B) começa, se o tempo o permitir, no próximo dia 9, terminando a 12 de Dezembro, ficando os trabalhos expostos até 6 de Janeiro do próximo ano.  Participam o MAPADI, o jardim-de-infância “O Ribeiro”, o Grande Colégio da Póvoa de Varzim, a Escola Básica 1 do Teso, o Centro Social da Paróquia de Beiriz e o Centro Social Bem-Estar S. Pedro de Rates.

Terminada a montagem, os trabalhos vão ser alvo de uma avaliação por parte de um júri, constituído pelo Vereador do Pelouro do Ambiente, Manuel Angélico, pelo Chefe de Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da autarquia e por um elemento do Gabinete de Relações Públicas e Comunicação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Vão ser atribuídos três prémios, tendo em conta factores como a criatividade dos trabalhos, a diversidade de materiais utilizados e a participação activa dos alunos. A instituição colocada em 1º lugar recebe 800 euros em material didáctico, diminuindo este valor para 200 euros e 100 euros para as colocadas em 2º e 3º lugar, respectivamente. Estas últimas recebem ainda um ecoponto doméstico para além do diploma de participação, também atribuído à instituição vencedora.

Organizado há já vários anos, o concurso Eco-Rotundas de Natal, mais do que contribuir para o embelezamento da cidade, motiva a população escolar para a “Política dos Três R’s: reduzir, reutilizar e reciclar”. É também um instrumento de sensibilização para a população em geral sobre a problemática da produção de resíduos sólidos urbanos.