Organizada no âmbito da Semana do Ambiente, o passeio teve como finalidade proporcionar o convívio entre todos os participantes. Manuel Angélico, Vereador do Pelouro do Ambiente, que participou também na actividade, explicou que as Ecopedaladas tiveram como propósito “dar a conhecer percursos na Póvoa que são óptimos para passear a pé ou de bicicleta, alertando ao mesmo tempo para o facto de ser possível interagir com o meio ambiental sem estragar ou sujar os espaços”. De facto, o circuito ecológico, com uma extensão de 45 quilómetros, levou os participantes a atravessar trilhos florestais por várias freguesias da Póvoa de Varzim, usando também a antiga linha de comboio, e a conhecer estruturas como a antiga lixeira de Laundos e o novo Aterro Sanitário (onde vai nascer um projecto pioneiro no nosso país apelidado de Légua da Póvoa) e o Ecocentro, também em Laundos, entre outras. “O percurso era muito simples, com poucas subidas”, explicou o Vereador, “mesmo as pessoas que o fizeram pela primeira vez conseguiram terminar o percurso e não acharam muito difícil”, continuou.

A adesão à actividade superou as expectativas, como reconheceu Manuel Angélico. Vindos não só da Póvoa mas também de concelhos limítrofes, os participantes concentraram-se no Complexo Desportivo Municipal pouco passava das 8h30. Ali fizeram os primeiros exercícios de aquecimento, preparando-se, assim, para o passeio que arrancou às 9h30. Cerca de hora e meia depois, a linha da meta, novamente no Complexo Desportivo Municipal, era cortada pelos participantes que, mais rapidamente, conseguiram terminar o percurso. Depois de usufruírem dos balneários do Complexo, para um refrescante banho, até porque o sol e o calor não facilitaram o desempenho dos ciclistas, seguiu-se o almoço convívio. À mesa, as conversas decorriam em torno do passeio, com a troca de impressões sobre o percurso, mais fácil para uns do que para outros.

A Semana do Ambiente é organizada pelo Pelouro do Ambiente, com o intuito de assinalar o Dia Mundial do Ambiente, já comemorado a 5 de Junho. O programa comemorativo, que termina no próximo dia 13, está disponível para consulta no portal municipal.