Sabia que os anfíbios são o grupo de vertebrados mais ameaçados do planeta? Que 6 das nossas 22 espécies estão com estatuto vulnerável de conservação? E que as duas principais ameaças são a perda de habitat e as alterações climáticas? Nesta atividade de observação e identificação, terá a oportunidade de aprender sobre as diferentes espécies que habitam o nosso território, compreender os seus comportamentos, apreciar a sua beleza, explorar a biodiversidade local e assim contribuir para a sua conservação!

Esta atividade é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do link: https://forms.gle/uw9vjmzs1yhmKaoGA

Este passeio interpretativo terá como guia convidada Marisa Naia, bióloga e estudante de doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução na Universidade do Porto. Durante o seu mestrado, estudou a conectividade como estratégia para a conservação de anfíbios e répteis na Mauritânia. Nos últimos quatros anos, trabalhou em comunicação de ciência ligada à utilização de charcos como soluções baseadas na natureza, no projeto PONDERFUL, e no seu uso como ferramenta de educação ambiental, no projeto Charcos com Vida. Atualmente, no seu doutoramento, estuda a comunidade de anfíbios da Reserva Ornitológica de Mindelo, como esta se interliga com as mudanças na paisagem e como envolver a comunidade local na conservação destas espécies.

A iniciativa é realizada no âmbito da Ação “Ciência Participativa”, no quadro do projeto “Rede de Bosques pelo Clima”, financiado pelo Fundo Ambiental (Aviso “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania 2023”) e pela Estratégia Nacional de Educação Ambiental, executado em parceria pelo Município da Póvoa de Varzim e o Centro do Clima.