Na Biblioteca Municipal, a Semana da Leitura procura mobilizar a participação da comunidade educativa e do público em geral, propondo um conjunto de iniciativas desde as Leituras, encontros com escritores, oficinas criativas, poesia, na difusão do livro e da leitura.

Na Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares vão ser implementados o projeto A Várias Mãos e a atividade de promoção da leitura Os Escritores Saem à Rua.

Também, nas Escolas e Agrupamentos de escolas do concelho serão dinamizadas atividades diversas de promoção da leitura, exposições de cartazes realizados pelos alunos no âmbito do concurso Elos de Leitura em Cartaz, promovido pelo PNL, encontros com escritores, jogos de leitura e animação da leitura em diversos espaços escolares.

Sob a temática “Elos de Leitura”, a Semana da Leitura procura desenvolver ELOS que suportem o entendimento entre os povos. A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais,  unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.

O Dia Mundial da Poesia, 21 de março foi criado pela Unesco em 1999. Celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras e a inovação. Visa promover a reflexão sobre o poder da linguagem e da poesia em si, a diversidade criativa e o uso das palavras na busca da compreensão da vida. ´

Biblioteca Municipal Rocha Peixoto

Programa:

Dia 14 – segunda-feira

Sessão de Leitura com Ascensão Lopes

Autora dos livros infantis “A flauta do cavalo branco”, “Ana Rita e os amigos” e “O farol dos pequenos aventureiros”

Estes livros infanto juvenis abordam a temática da amizade, a partilha do prazer de ler e de escrever.

14h30 – Biblioteca Municipal

Dia 15 – terça-feira

Hora do conto “Caneta feliz” de João Pedro Mésseder

História de um menino apaixonado pela escrita e pelo objeto que a representa, a caneta. Retrata também os afetos, os sonhos e as viagens que o menino faz com o seu pai.

10h30 – Biblioteca Diana Bar

Atelier “Uma mensagem para o meu pai”

com recurso a cartolinas e outros materiais as crianças são convidadas a fazer uma lembrança para o pai.

11h00 – Biblioteca Diana Bar

Encontro com a escritora Benedita Stingl

Apresentação do livro “A Estória de Mussky”

Este livro infanto juvenil fala sobre os direitos dos animais.

14h30 – Biblioteca Municipal

 

Dia 16 – quarta-feira

Artes & Ofícios – Atleta

Encontro com Fátima Silva

Coordenadora da Secção de Atletismo do Clube Desportivo da Póvoa

14h30 – Biblioteca Municipal

 

Dia 17 – quinta-feira

Leituras no Hospital sessão especial

14h30 – Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim

Dia 18 – sexta-feira

Os Escritores Saem à Rua

Atividade de animação da leitura promovida pelas escolas do concelho

10h00 – Espaços da cidade – Rua da Junqueira

Leitura Sénior – sessão especial

14h30 – Beneficente

 

Dia 19 – sábado

Sarau Mar-à-Tona

Sarau do Dia Mundial da Poesia pelo Grupo dos Poetas Poveiros e Amigos da Póvoa

21h00 – Biblioteca Diana Bar

De 21 a 26 – segunda a sábado

Estendal Poético

Biblioteca Diana Bar

Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares da Póvoa de Varzim

Projeto A Várias Mãos e atividade de promoção da leitura Os Escritores Saem à Rua

 

A Várias Mãos consiste num projeto de escrita concelhia mobilizando alunos de todas as escolas do agrupamento a escreverem colaborativamente uma história. Esta história contou com a colaboração de Luís Diamantino, Vereador da Cultura e da Educação, que escreveu a introdução. Com base nesta introdução estão a ser concluídas quatro histórias. Em cada ciclo de aprendizagem, do primeiro ciclo do ensino básico ao ensino secundário de cada escola ou agrupamento de escolas deste concelho, foram mobilizados alunos ou turmas que escreveram uma história colaborativa. Esta iniciativa foi da responsabilidade dos professores bibliotecários deste concelho e teve articulação curricular com os professores de Português para o processo de escrita colaborativa e dos professores de Educação Visual para o processo de ilustração da história. Esta atividade tem promovido uma experiência enriquecedora de leitura e de escrita que fez dos alunos do concelho autores e que mobilizou competências de respeito pela propriedade intelectual do que é escrito, respeito pela opinião e ponto de vista do outro e responsabilidade cívica na promoção da cultura e da interação da escola com a comunidade e com os parceiros educativos. Nas escolas do concelho na Semana da Leitura serão divulgadas junto do público escolar as etapas deste processo de leitura e de escrita e a história com exposições, atividades especiais de leitura nas bibliotecas do concelho e em sala de aula. Este projeto culminará no Dia Mundial do Livro.

Os Escritores Saem à Rua consiste numa atividade de animação da leitura promovida pelas escolas desta rede concelhia junto da comunidade local. Alunos de cada escola e agrupamentos de escolas deste concelho saem à rua no dia 18 de março pelas 10 horas fantasiados de escritores portugueses e distribuem excertos da obra do escritor que representam à comunidade local. Os alunos vão animar a leitura na Rua da Junqueira, posicionando-se os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio junto à Igreja de São Tiago, a Escola Secundária Rocha Peixoto junto à Livraria Graça, o Agrupamento de Escolas de A Ver o Mar e o Agrupamento de Escolas de Rates junto à Livraria Minerva e o Agrupamento de Escolas Cego de Maio junto à Pastelaria Ribamar. Este último agrupamento mobilizará um grupo de alunos e professores estrangeiros que se associam a estas comemorações no âmbito do projeto Erasmus +. A atividade que conta com o apoio de todas as entidades mencionadas. Sairão à rua escritores portugueses como Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Florbela Espanca, Luís de Camões, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Fanha, entre outros e algumas personagens de livros. O grupo de alunos e professores estrangeiros convidados para a atividade trará à rua escritores dos países que representa.