Descoberta é, talvez, a palavra que melhor resume os primeiros dias desta reunião multicultural, que envolve a participação de jovens vindos da de França, Alemanha, Malta e Portugal, debaixo do lema comum “Sou Livre, Sou Cidadão, Sou Europeu”.

O primeiro dia deste Encontro Internacional de Jovens, 1 de Agosto, ficou marcado pela chegada das delegações estrangeiras à Pousada da Juventude de Melgaço, onde foram sendo recebidas com a já conhecida hospitalidade portuguesa. Depois de uma noite de descanso, foi a vez de conhecer as “regras da casa” e conhecer o espaço que, até 15 de Agosto, será a casa dos cerca de sessenta jovens participantes. O bom tempo que se tem feito sentir permitiu o primeiro de muitos mergulhos na piscina. Na sexta-feira, dia 3 de Agosto, a tarde foi dedicada ao desporto, com actividades como o voleibol, o futebol ou o basquetebol. E para compensar o esforço dispendido, o jantar consistiu num animado churrasco.

O fim-de-semana não foi menos dinâmico, muito pelo contrário. A manhã de sábado foi passada a desenvolver as actividades que compõem a festa final, que vai ter lugar a 12 de Agosto, e que, recorde-se, são a adaptação de uma letra original a uma música, com coreografia, a construção de um fantoche e a elaboração de um graffiti. Após o almoço, foi a vez de nova actividade, desta vez exterior e que permitiu conhecer Melgaço: o photo paper. A noite terminou ao som dos últimos sucessos musicais, já que uma das salas da Pousada foi transformada, por breves horas, numa animada discoteca.

photopaper workshop aerobica

Já no domingo, e tendo em atenção a “noitada” do dia anterior, a manhã serviu para pôr o sono em dia e a tarde para trabalhar a coordenação motora, com a sessão de aeróbica. E não esquecendo que este é um encontro que visa também promover os valores europeus e dar a conhecer as outras culturas, a noite de domingo foi especial. Sob o mote “European Night”, a cultura de cada um dos países participantes foi dada a conhecer, sendo que a gastronomia foi uma das vertentes culturais exploradas, durante o jantar.

Por entre actividades desportivas, visitas culturais e a preparação do projecto final, o Encontro Internacional de Jovens vai-se desenrolando, sem perder de vista o objectivo para o qual foi organizado: a educação para a cidadania.

No portal oficial do evento pode acompanhar a par e passo esta atividade, através de imagens, notícias ou dando uma vista de olhos ao guestbook, local onde pode também deixar o seu contributo.