Os premiados do primeiro concurso receberam ontem à tarde, no Centro Social e Paroquial de Bem-Estar de São Pedro de Rates, as distinções pelo seu trabalho na decoração de rotundas da cidade. O vereador do Pelouro do Ambiente, Manuel Angélico, entregou diplomas de participação às seis instituições que contribuíram para dar mais vida a algumas das ruas da Póvoa, no período das festas de Natal, juntamente com os prémios aos três primeiros classificados.

O primeiro classificado foi o Centro Social e Paroquial de Bem-Estar de São Pedro de Rates, que enfeitou a rotunda de ligação entre a Av. 25 de Abril e a Rua de Sacra Família. O Centro Social e Paroquial de Beiriz ficou em segundo com o arranjo da rotunda que se situa perto do monumento a São Pedro, na marginal sul, e o terceiro classificado foi o jardim de infância O Ribeiro, com a rotunda do Alto de Martim Vaz, perto das Piscinas Municipais. O primeiro prémio engloba 800 euros em material didáctico e bilhetes para uma visita à “Lixoteca itinerante”, que é um camião devidamente apetrechado com uma exposição e material didáctico e lúdico que permite explicar todo o processo de recolha e tratamento dos resíduos sólidos urbanos, bem como a reciclagem. O segundo prémio é constituído por um kit pedagógico e bilhetes para uma visita ao “Cidadómetro”, que é um espaço itinerante de pequenas dimensões, onde, através de actividades de exploração sensorial, treinam em conjunto competências de cidadania. Para o terceiro classificado irá outro kit pedagógico e um livro de passatempos. Para todos os que contribuíram para tornar as rotundas da Póvoa ainda mais bonitas neste Natal, haverá ainda diplomas de participação.

Entre Dezembro e Janeiro foram decoradas as seguintes rotundas: a que faz a ligação da Rua Gomes de Amorim com a Avenida do Mar e com a Avenida Vasco da Gama, a cargo da EB 2/3 de Aver-o-Mar; ao mapadi foi entregue a decoração da rotunda que faz a ligação entre a Avenida do Mar e a Rua D. Maria I; na Rua de Sacra Família, a rotunda que liga com a Avenida 25 de Abril foi arranjada pelo Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates; mais adiante, em plena Avenida 25 de Abril, na ligação com a Rua de Encourados, há outra rotunda, que foi entregue ao Colégio de Amorim; na Avenida dos Banhos, perto das piscinas municipais e, mais a sul, perto do porto de pesca, as rotundas foram decoradas, respectivamente, pelo jardim de infância O Ribeiro e pelo Centro Social e Paroquial de Beiriz.

Esta tarde, no jardim de infância O Ribeiro, foi a vez de atribuir os prémios aos participantes no concurso de Postais de Natal. Manuel Angélico entregou à sala dos quatro anos de O Ribeiro os prémios referentes aos primeiro e terceiro lugar e, à turma do 6º ano do Grande Colégio, as distinções referentes ao segundo lugar.

O postal vencedor, que foi distribuído como Postal de Natal oficial da autarquia,  representa uma árvore de Natal que tem como estrutura base o cartão. A copa da árvore é formada por pequenas tiras de cartolina pintada e enrolada. Os alunos participantes utilizaram ainda papel reciclado feito pelos próprios, fósforos, paus de gelado e pequenas pérolas pintadas.

vencedores_postais2008
Entrega de prémios do concurso Eco-rotundas


A turma do 6º ano do Grande Colégio ficou em segundo lugar com um imaginativo postal feito a partir de uma caixa de fósforos que, quando aberta, revela uma pequena cena de exterior, elaborada a partir da reutilização de papel e outros elementos decorativos, embelezados através de pinturas. Em terceiro lugar ficou, então, outro postal d’”O Ribeiro”, elaborado a partir de palhinhas de pacotes de sumo, cortiça velha, restos de papel-veludo e papel brilhante, paus de espetada, fósforos, cartão velho e esferovite.

Os alunos da sala dos quatro anos d’”O Ribeiro” receberam, por terem ficado no primeiro lugar, bilhetes de embarque para o “Cidadómetro” e ainda um kit pedagógico. Por terem também ficado em terceiro lugar, cada aluno recebeu um livro de passatempos. Já os alunos do Grande Colégio, cujo postal ficou em segundo lugar, receberam também bilhetes de embarque para o “Cidadómetro” e um livro de passatempos. Todos os estabelecimentos de educação e ensino e IPSS’s participantes receberam um diploma de participação.

O júri, constituído pelo Vereador do Pelouro do Ambiente, Manuel Angélico, pelo Chefe de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal e ainda por um Técnico de Sensibilização do Grupo suma, atribuiu os resultados tendo como critérios a diversidade de materiais utilizados, a adequação, a criatividade e a originalidade.