O presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, abriu formalmente os Jogos, desejando a todos boa sorte e dando as boas-vindas à cidade.

O autarca agradeceu a presença de todas as delegações e dos dirigentes associativos, em particular da ANDDI (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual), que promove estes campeonatos em conjunto com a Confederação Internacional do Desporto para Atletas com Síndrome de Down, pela “distinção que nos dão de poder ceder as nossas instalações a tão digno evento”. E lembrou que “este pavilhão tem sido palco de vários eventos abertos a cidadãos do mundo, com mobilidade reduzida, o que tem contribuído para transformar a Póvoa de Varzim numa cidade mais inclusiva”.

Nesta declaração de abertura das competições também usaram da palavra Fausto Pereira, Presidente da ANDDI, Marco Borzacchini, Presidente da IAADS, Federação Internacional de Atletismo para Pessoas com Síndrome de Down, e Manuel Barros, Diretor Regional Norte do IPDJ. Este último referiu que foi incumbido pelo Primeiro-Ministro e pelo Secretário de Estado do Desporto e da Juventude de “trazer a todos os presentes um abraço fraterno”, sublinhando ainda que o Estado português fica “muito feliz por saber que o Desporto se assume cada vez mais como uma dinâmica inclusiva”.

Até ao dia 26 deste mês decorrem nos equipamentos desportivos municipais os Campeonatos Internacionais SU-DS (Sports Union for athletes with Down Syndrome), que integram o 3º Campeonato da Europa de Atletismo e os Challengs de Judo e Ténis de Mesa promovidos pela ANDDI (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual). As provas serão repartidas pelo Estádio Municipal (Atletismo) e Pavilhão Municipal (Judo e Ténis de Mesa), envolvendo cerca de 300 pessoas, entre atletas e equipas técnicas, vindos dos 4 continentes: Brasil, Finlândia, França, Gâmbia, Grã-Bretanha, Itália, República Dominicana, Macau-China, México, Turquemenistão, Turquia e Portugal.

O patrono deste evento é Rui Costa, ciclista Campeão do Mundo, e a madrinha é Aurora Cunha, ex-atleta olímpica. Esta última marcou presença na Abertura dos jogos, juntamente com o atleta paralímpico, Lenine Cunha, Embaixadora da Finlândia, Outi Holopainen, e Representante da Embaixada da Turquia, Ayla Yazan.

António Ramalho, presidente do MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual, também marcou presença, visto que, sendo a instituição associada da ANDDI, foi escolhida para parceira da organização destes campeonatos. E o MAPADI tem motivos para estar orgulhoso e atento aos jogos, dado que a seleção portuguesa integra três dos seus atletas

Toda a informação relativa à organização pode ser vista na Revista do evento.