Na sessão, o município da Póvoa de Varzim foi representado pela Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, que enalteceu o virtuosismo da iniciativa de lembrar a história da freguesia e de distinguir os que contribuem no presente para uma comunidade envolvida e solidária, como é a da Estela.

O Presidente da Junta estelense, José Armandino Domingues, entregou algumas distinções a instituições ou personalidades. Assim, a Distinção de Mérito Villa Menendi a Personalidade/Entidade Poveira 2015 foi entregue à Real Associação dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim. Veja fotogaleria.

A Carta de Couto deste ano foi para o Clube de Caçadores da Estela.

Foi ainda entregue o Prémio Literário 2014 eStella ao autor da obra “História de uma terra singular”, José Manuel Correia de Almeida.

Além destas homenagens, o autarca estelense entregou a medalha comemorativa dos 875 anos à Vereadora Andrea Silva, ao deputado na Assembleia da República, Afonso Oliveira, e ao Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, entre outras personalidades locais.

Na sua intervenção, José Armandino Domingues salientou que, “após um mês de atividades de âmbito diverso, estamos perante um momento privilegiado para agradecer e reconhecer publicamente personalidades e instituições que com o seu trabalho têm contribuído para construir e melhorar o nosso destino comum. (…) Cabe aqui desde já um cumprimento especial ao Deputado da Assembleia da República, Dr. Afonso Oliveira, que nos acompanha desde o primeiro ano, obrigado pela sua presença e disponibilidade a que já nos habituou.”

Estela é uma terra que sabe acolher e, por isso, também sabe reconhecer o trabalho das pessoas, como afirmou o presidente da Junta: “Esta terra sabe acolher e reconhecer o trabalho que hoje, tal como em anos anteriores, tem a honra e o dever de homenagear. São pessoas como estas, e tantas outras que despertam a nossa energia cívica e que engrandecem e prestigiam a nossa história, pelo exemplo, pelas causas em que se envolvem, pelos serviços que prestam, pelos atos solidários e nobres que promovem, pelo valor que acrescentam a esta terra e a este povo. Acredito que os homenageados de hoje, serão os continuadores da passagem de testemunho e o exemplo para as novas gerações. Uma felicitação e reconhecimento público, por isso, ao Clube de Caçadores e à Real Associação dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.”

José Armandino Domingues dirigiu uma palavra de agradecimento especial a Alberto Eiras, “pela coragem de embarcar na aventura de escrever um livro sobre os Estelenses Ilustres. Será mais uma forma de eternizar no tempo o nome de alguns Estelenses que engrandecem o nome da Estela e que deram destino ao mundo”. Mas o autarca não esqueceu ainda o reconhecimento à Câmara Municipal, “pela colaboração estreita que temos mantido na resolução dos constantes desafios que nos surgem. Torna-se mais fácil trabalhar quando a linha de orientação tem o mesmo rumo que são as pessoas, em primeiro lugar”.