Aires Pereira adiantou que nas reuniões preparatórias é notório o grande comprometimento de todas as associações na realização das Festas da Cidade, nomeadamente ao nível da organização da Rusga da Póvoa. O Presidente da Câmara revelou, ainda, que o programa festivo será apresentado a 31 de maio no Cine-Teatro Garrett, onde será também exibido um filme alusivo ao 60.° Aniversário das Festas de S. Pedro, assinalado este ano.

Ainda no âmbito das festividades locais, a Câmara Municipal decidiu apoiar a organização das tradicionais festas em honra de Nossa Senhora do Desterro, que se realizam no dia 5 de junho, e a realização das festividades anuais em honra de S. Tomé e Nossa Senhora do Alívio, entre os dias 1 e 4 de julho. Também o Encontro da Juventude da Diocese de Braga, que vai reunir mais de 3200 jovens no Parque da Cidade, a 13 de maio, vai merecer apoio da autarquia.

Por fim, foi aprovado um Protocolo de Cooperação Institucional a celebrar com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e Alto Comissariado para as Migrações (ACM), tendo por objeto o enquadramento da cooperação operacional e técnica entre o IHRU e o Município da Póvoa de Varzim, com vista à disponibilização de soluções habitacionais para famílias ucranianas refugiadas.