Para além disso, pretende-se, com este exercício: validar o Plano de Salvamento Marítimo; identificar e caracterizar as competências das estruturas com responsabilidade na resposta a um acidente no mar; aperfeiçoar, praticar e testar a cooperação e coordenação entre várias entidades locais e nacionais, tais como: Marinha, Autoridade Marítima Nacional e Local, Proteção Civil Distrital e Municipal, INEM, Bombeiros e PSP, entre outros APC; informar, divulgar e sensibilizar a comunidade local para a segurança, através da demonstração de uma operação de salvamento, numa zona sensível; dar formação prática aos diversos intervenientes e treinar procedimentos de emergência; estimular a reflexão sobre os acidentes da atividade da pesca, partilhar conhecimentos e experiências.

O capitão dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, José Marques Coelho, será o Comandante das Operações de Socorro (COS), coordenando toda a operação. Vão estar diretamente envolvidos os meios da Autoridade Marítima Local, do INEM e dos Bombeiros, apoiados pela Marinha, Proteção Civil Municipal, Forças e Serviços de Segurança.

Às 10h45, a Capitania fará um brífingue no molhe norte do Porto da Póvoa de Varzim, que irá preceder a realização do exercício.