Passar para o conteúdo principal

A Capitania do Porto da Póvoa de Varzim vai promover amanhã, pelas 11h00, um exercício de salvamento marítimo na barra do porto poveiro de modo a sensibilizar a comunidade local para a segurança marítima, através da demonstração de uma sequência de eventos e procedimentos em resposta a um cenário de acidente.

Para além disso, pretende-se, com este exercício: validar o Plano de Salvamento Marítimo; identificar e caracterizar as competências das estruturas com responsabilidade na resposta a um acidente no mar; aperfeiçoar, praticar e testar a cooperação e coordenação entre várias entidades locais e nacionais, tais como: Marinha, Autoridade Marítima Nacional e Local, Proteção Civil Distrital e Municipal, INEM, Bombeiros e PSP, entre outros APC; informar, divulgar e sensibilizar a comunidade local para a segurança, através da demonstração de uma operação de salvamento, numa zona sensível; dar formação prática aos diversos intervenientes e treinar procedimentos de emergência; estimular a reflexão sobre os acidentes da atividade da pesca, partilhar conhecimentos e experiências.

O capitão dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, José Marques Coelho, será o Comandante das Operações de Socorro (COS), coordenando toda a operação. Vão estar diretamente envolvidos os meios da Autoridade Marítima Local, do INEM e dos Bombeiros, apoiados pela Marinha, Proteção Civil Municipal, Forças e Serviços de Segurança.

Às 10h45, a Capitania fará um brífingue no molhe norte do Porto da Póvoa de Varzim, que irá preceder a realização do exercício.

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.