Foi mais uma edição do Acampamento Juvenil, uma iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do 1º Ciclo do concelho, o Agrupamento de Escolas e o Corpo Nacional de Escutas (CNE). O evento contou também com o apoio da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates e da Solvenag.

Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação, referiu que “foi graças à colaboração da Associação de Pais que conseguimos realizar o Acampamento Juvenil”, explicando que a associação se movimentou junto das escolas e dos pais e conseguiu que houvesse contribuição financeira, embora, de certa forma, simbólica, com a inscrição dos alunos. E, ao contrário do que seria expectável, houve mais inscrições do que em anos anteriores: 350 crianças, a que se juntaram pais e professores que colaboraram e participaram no Acampamento, informou, reconhecendo que o evento deste ano demonstra que quando a participação é mais forte, temos mais gente a cooperar.

“Há 19 anos que se realiza este evento. Já passaram por aqui milhares de crianças que jamais esquecerão um fim-de-semana vivido de forma intensa com novas amizades e uma aprendizagem única de comunhão com a Natureza, orientada pelo Núcleo Cego do Maio”, constatou o autarca.

“Energias Renováveis” deu mote a três dias de convívio e contacto com a Natureza, reunindo centenas de alunos do 3º e 4º ano de nove escolas do concelho. As crianças entraram em vários jogos e ateliês didáticos preparados pelo Corpo Nacional de Escutas – Núcleo Cego do Maio, e conviveram numa verdadeira comunidade, almoçando, jantando, dormindo e brincando juntos. Uma oportunidade para estreitar laços de amizade com os colegas e fazer novos amigos.

Esta foi a 19ª edição do Acampamento Juvenil, realizado no final de cada ano letivo e que reúne, anualmente, centenas de crianças de todo o concelho. Na sexta-feira e no sábado, durante todo o dia, os alunos brincam e divertem-se. Na noite de sábado, é altura de receber os pais para um espetáculo protagonizado por todas as crianças participantes no Acampamento. No domingo, é a hora do adeus. Para muitos, é um momento emocionante, sendo que em setembro transitam de ciclo mudam de escola.