Esta exposição, itinerante pelos Municípios da Lipor, está patente na Póvoa de Varzim, desde 23 de julho e até 6 de agosto, no Largo do Passeio Alegre.

A exposição, que integra um painel dedicado à Póvoa de Varzim, tem como principal objetivo sensibilizar a população para os impactos decorrentes das alterações climáticas, nomeadamente os fenómenos climatérios extremos mais frequentes, levando à ocorrência de tornados, inundações e períodos de seca prolongados, subida do nível médio da água do mar, vagas de calor, aumento da ocorrência de incêndios florestais (de grande dimensão), alterações no solo e perda de biodiversidade.

Considerando a comunidade científica que as alterações climáticas são um facto irrevogável, devem os territórios adaptarem-se para melhor responderem aos impactos daí decorrentes.

Neste sentido, o Município da Póvoa de Varzim tem em curso o desenvolvimento da sua Estratégia e Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas. Pretende-se, deste modo, dotar o município das ferramentas que permitam uma resposta mais capaz aos fenómenos decorrentes das alterações climáticas, minimizando o seu impacto nas populações e na biodiversidade.