Andrea Silva, Vereadora da Juventude da Câmara Municipal, esteve presente na sessão e elogiou o interesse de todos os que participam neste tipo de iniciativas que tanto contribuem para a promoção do património da Vila de Rates. O Presidente Junta de Freguesia de Rates, Paulo João Silva, reconheceu a importância do envolvimento dos mais jovens no desenvolvimento da comunidade e na construção da memória coletiva da freguesia e de algumas dezenas de jovens presentes. Já o presidente do Conselho Local de Juventude de Rates, Jorge Matias, agradeceu e enalteceu todos os que participaram no concurso, cujo tema era livre, e que através do seu olhar registou uma parte considerável do vasto património de Rates.

Foram distinguidos os trabalhos de Carlos Santos, Maria do Céu Vieira e José Alberto Nogueira a quem foram atribuídos prémios no valor 75€, 50€ e 25€, respectivamente.

O Conselho Local de Juventude espera que no próximo ano, no decorrer da 4ª edição desta iniciativa muitos outros jovens se juntem a este desafio que visa representar o património de S. Pedro de Rates.