“Cheira a Maresia” é o nome do espectáculo que às 21h30 ocupa o palco do Passeio Alegre. O Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”, organizador do evento, e o Rancho Tricanas da Lapa dão vida a este espectáculo que, juntando teatro e música, honram o mar e os pescadores poveiros, as figuras centrais de “Cheira a Maresia”. Através da declamação de poesia e de quadras musicais, escritores como Eça de Queirós e Fernando Pessoa vão ser invocados, naquele que promete ser um espectáculo cultural memorável.

No Diana Bar, às 22h00, é lançada a obra Linguagem e Cancioneiro Popular Poveiro, da autoria de Júlio António Borges. O livro é o nº 19 da colecção “Na Linha do Horizonte – Biblioteca Poveira” e, nas palavras do seu autor, é a continuação da obra Paisagem Poveira, uma monografia sobre o concelho, também ela parte da colecção mencionada (é o nº3) que Júlio António Borges lançou em 2003.

A linguagem popular poveira, da qual fazem parte as lendas, o romanceiro ou os adágios, sem esquecer a linguagem infantil, vê alguns dos seus exemplos reunidos neste livro, que inclui ainda, na parte dedicada ao Cancioneiro, a reprodução de 160 pautas musicais de canções de cariz popular, resultando este livro num trabalho de manifesto interesse etnográfico, ao qual Júlio António Borges dedicou anos de pesquisa.

O autor é um professor aposentado, nascido em Vila Real. Por motivos profissionais, fixou-se na Póvoa de Varzim em 1967, depois de passagens por outras terras. Tem dedicado muito do seu tempo à “execução de trabalhos de carácter etnográfico e histórico sobre lugares aos quais estou ligado de coração”, tendo já lançado, para além de Paisagem Poveira, uma monografia sobre Aguçadoura e ainda uma obra sobre a história do MAPADI por alturas do 20º aniversário daquela instituição.

São estes os dois eventos que marcam a noite de 7 de Agosto, sem que, no entanto, falte a animação de rua que, ao final da tarde, mais concretamente às 18h00, volta ao recinto da Feira, pela mão de alunos da Escola Secundária Rocha Peixoto. São os já conhecidos “Jotinhas”, presença habitual no recinto, que voltam com os mimos, os palhaços, as pinturas faciais, os balões e o teatro de sombras.

A Feira do Livro decorre até 17 de Agosto e abre as suas portas todos os dias às 16h00. De domingo a quinta-feira o encerramento dá-se às 24h00, prolongando-se este horário até à 1h00 às sextas, sábados e ainda na véspera de feriado.

Consulte no portal municipal o programa de animação e saiba o que a Feira do Livro ainda lhe reserva.