Depois da chegada do Pai Natal e da inauguração das Iluminações de Natal no passado sábado e que marcaram, de forma simbólica, o início da época festiva, a animação continua na Póvoa de Varzim.

A iniciar o fim-de-semana, no sábado, dia 6, a proposta passa pela música, com a realização de uma série de concertos pela Orquestra de Sopros e Classe de Conjunto de Iniciação Musical da Escola de Música da Póvoa de Varzim, às 11h30 e às 16h00, no Largo Dr. David Alves. Ainda às 11h30, mas na Rua da Junqueira, é a vez de actuarem alunos do 1º Ciclo da Escola de Nova Sintra.

Os livros são outro dos destaques para sábado. De facto, às 16h30 e no Diana Bar, Rosa Lobato de Faria apresenta o seu mais recente romance As Esquinas do Tempo, e na Biblioteca Municipal o convite passa por uma tarde em redor dos livros infantis, com uma sessão de “Sábados Mágicos… Leituras Encantadas”, às 15h00. Esta é uma actividade permanente da Biblioteca Municipal, que se realiza sempre no primeiro sábado de cada mês, e que pretende funcionar como um espaço acolhedor onde famílias e contadores de histórias se reúnem para viajar até aos lugares mágicos que os livros infantis sempre proporcionam. Já ao final de tarde, a Biblioteca recebe a inauguração da exposição “Da Escrita à Figura – desenhos da colecção da Fundação Serralves”, às 18h00. A exposição vai estar patente até 10 de Janeiro de 2009 e resulta do Protocolo de Colaboração assinado este ano entre a Fundação de Serralves e a autarquia poveira que adquiriu, assim, o estatuto de Fundador de Serralves.

Dando um salto até Navais, é possível assistir ao encerramento das comemorações das Bodas de Prata do Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”. Às 19h00, e na Igreja da Freguesia, tem lugar a celebração eucarística pelos sócios falecidos, a que se segue um jantar comemorativo às 20h00.  Uma outra associação cultural poveira, a JuveNorte, organiza também um Jantar Dançante, tendo este lugar na sua sede, a partir das 20h30.

E para terminar bem o dia, uma ida ao teatro para assistir ao espectáculo “Alarm”, de Alain Vigneau, pela Compañia La Stravagante. A peça tem início às 22h00, no Auditório Municipal e é trazida à Povoa pelo Varazim Teatro, responsável pela Temporada Teatral da Póvoa de Varzim ao abrigo de um protocolo assinado com a autarquia.

No sábado tem ainda lugar a Festa de Natal d’A Beneficente, das 8h30 às 13h00, no Pavilhão Municipal. Esta vai reunir utentes do Jardim-de-Infância Santo António, da Creche de Nossa Senhora da Conceição, da Creche de Santo António e do ATL Sede numa enorme festa onde não vai faltar a música e a dança.

tenis mesa

No domingo, 7 de Dezembro, o desporto é rei com a realização da 2ª jornada do Plano de Promoção do Atletismo, com uma prova de corta-mato, às 9h30, em Aguçadoura. Na segunda-feira, 8, realiza-se nova prova desportiva, desta feita de Ténis de Mesa, com o Torneio Aberto de Natal, às 9h00. Ambas as provas são desenvolvidas pelo Pelouro do Desporto.

Padroeira de Portugal, a Senhora da Conceição é também padroeira dos poveiros. Por isso, é festejada na Póvoa com um programa comemorativo que, tendo já começado, termina a 14 de Dezembro. No entanto, o seu ponto alto é na segunda-feira, altura em que os festejos se dividem entre as cerimónias religiosas e outras demonstrações de carácter festivo.

A terminar, e para quinta, 11, arranca o Encontro pela Paz com a iniciativa “Educação pela Paz”. Esta engloba uma exposição, intitulada “Unidos Pela Paz” inaugurada às 14h30, no Diana Bar. A exposição é composta por trabalhos de alunos do concelho e a sua inauguração vai contar com a actuação da “Dupla Maravilha” – Francisco Cruz e Mara São Roque.

No portal municipal pode conhecer o programa “Feliz Natal Póvoa de Varzim” através da Agenda de Natal, repleta de actividades organizadas pela autarquia ou pelos seus parceiros sociais e que atravessam toda a época festiva, terminando a 6 de Janeiro de 2009.