A música e a dança foram acompanhamento imprescindível às sardinhas assadas que se comeram à volta da fogueira, num ambiente onde, rapidamente, se passa de desconhecido a conviva cúmplice nos festejos da noite.

belem mariadeira

Como é tradição, os vários bairros da cidade, coordenados pela Câmara Municipal, empenham-se na decoração da freguesia da Póvoa de Varzim que, no período das festas, ganha mais vida e cor. Cada bairro prepara o seu trono e esmera-se nas actuações das rusgas que começam na noite de 28 para 29 e terminam no Sábado, dia 1 de Julho, com o cortejo nocturno luminoso.

norte matriz

A solenidade das Festas de S.Pedro teve lugar no dia 29, às 17h00, na Majestosa Procissão que saiu, como em anos anteriores, da Igreja Matriz e recolheu na Igreja da Lapa, e nela são incorporados três santos populares queridos dos poveiros – Santo António, São João e São Pedro.
O emblemático Espectáculo das Rusgas no Estádio do Varzim, na noite de 29, foi outro momento apoteótico das festas. Belém, Mariadeira, Regufe, Matriz, Norte e Rusga do Sul marcaram presença nesta Marcha de S. Pedro que culminou com a incandescente sessão de fogo de artifício no ar.

sul regufe

Veja aqui as fotogalerias.