Já amanhã, 4 de agosto, tem início as Festas em Honra de Nossa Senhora das Neves, em Aver-o-Mar, às 18h30 com a realização de uma Missa. No dia 5 destaca-se a atuação das escolas de dança da freguesia, às 21h00, e dos Ranchos de Aver-o-Mar e Estrela do Norte, às 22h30. No dia 12, às 9h30, será realizada uma Missa em honra dos emigrantes e, às 21h30, a atuação do Grupo Amigos das Concertinas. No dia 13, a partir das 8h30, o Grupo da Fanfarra irá percorrer a freguesia a convidar a população a juntar-se à festa. Mais tarde, a partir das 21h30, Rafaela Santos e a Banda Maxi irão animar a festa. Finalmente, no domingo, 14 de agosto, a Majestosa Procissão irá sair às 16h00. Miguel Laranjeira e os Irmãos Verdades são os artistas convidados para o encerramento das Festas, a partir das 21h30.

Entre 13 e 15 de agosto, a Póvoa de Varzim celebra a chegada das festas em honra de Nossa Senhora da Assunção. Famosas por serem uma das maiores celebrações religiosas do País, as festas d’Assunção trazem anualmente milhares de pessoas ao município, o que deverá suceder novamente este ano.

O início das Festas acontecerá sábado, 13 de agosto, às 19h00, com a Missa Vespertina. À noite, o cantor poveiro Francisco Nova e As Tricanas Poveiras dão um espetáculo musical no Largo António Nobre, a partir das 21h45.

Domingo, 14 de agosto, terão lugar duas missas, a Missa Dominical e a Missa de Vigília, às 10h00 e 19h00 respetivamente. Da parte da noite, o Largo António Nobre recebe o Grupo Ponto Final às 21h45, atuação que precede uma grande sessão de fogo-de-artifício a encerrar o dia, às 24h00.

Segunda-feira, 15 de agosto, começa com uma Missa Solene de Festa, animada com o coro paroquial. A principal atração do dia, e do evento, é a imponente procissão de Nossa Senhora d´Assunção, considerada pela organização como a mais rica e sumptuosa do País. Este ano, a procissão parte da Igreja da Lapa às 16h00 e integrará a GNR (a cavalo), a Fanfarra dos Escuteiros de Ronfe (de Guimarães), todas as Confrarias e Irmandades da Póvoa de Varzim e cerca de 250 anjinhos.

O cortejo religioso percorrerá o seguinte itinerário: Rua 31 de Janeiro, Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia e Avenida dos Banhos até à Lapa, onde termina. À passagem da procissão pela marginal poveira, frente ao porto de pesca, os andores serão virados para o mar, altura em que serão lançados milhares de foguetes em saudação à virgem padroeira dos pescadores.

O terceiro dia das Festas d´Assunção termina com a atuação das Tricanas da Lapa, às 21h45 no Largo António Nobre e nova sessão grandiosa de fogo-de-artifício às 24h00. As Festas, contudo, só terminam a 22 de agosto, segunda-feira, com a cerimónia do Beija-mão, que começa às 09h00 e fecha com uma missa às 18h00.

As Festas, organizadas pela Real Irmandade da Nossa Senhora da Assunção – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa, realizam-se na Póvoa de Varzim há largas dezenas de anos e demonstram o profundo sentimento de religiosidade do pescador poveiro à Virgem d´Assunção, que considera como sua Padroeira por lhe valer nos momentos de aflição e o proteger e salvar do mar traiçoeiro que enfrenta diariamente.

A romaria a S. Félix realiza-se no primeiro domingo de setembro, dia 4. A devoção a S. Félix, o “advogado dos males desconhecidos”, remonta a tempos remotos e é celebrada até hoje através da romaria até ao cume do Monte, situado a duzentos metros acima do nível do mar. A capela de S. Félix, erguida nos anos trinta do século XX, em substituição de uma pequena ermida que lá existia, é o local onde a romaria termina.
Desde o ano 2000 que a peregrinação passa pelo Monumento ao Emigrante, oferta do luso-brasileiro, Manuel Giesteira, no topo de um escadório, construído nos anos sessenta pela população de Laúndos, que o mesmo benfeitor renovou e mandou adornar com jardins, tendo estes várias representações, tais como: a bandeira de Portugal e do Brasil, palavras como paz e amor.

A Póvoa de Varzim celebra as Festas em honra de Nossa Senhora das Dores, uma das festividades religiosas mais participada do concelho, atraindo inúmeros devotos e visitantes.

As celebrações, organizadas pela Comissão de Festas de N.ª S.ª das Dores, arrancam no domingo, dia 11 de setembro, e prolongam-se até 20 de setembro, sendo que o ponto alto das comemorações será no domingo, 18, com a grandiosa procissão.

A abertura das festas é assinalada com a girândola de morteiros e repique dos sinos, às 10h00, a marcar o começo da Missa Solenizada, às 10h30. Às 18h30 tem início o Septenário de Nossa Senhora das Dores que será celebrado todos os dias, sendo que, durante a semana, a Missa começa às 17h00.

No domingo, 18, haverá Missa Solene, às 10h30, e pelas 16h00 irá sair da Igreja de Nossa Senhora das Dores a Grandiosa Procissão e que é acompanhada por centenas de pessoas.