Gonçalo Pescada (acordeão) e Ian Mikirtoumov (piano) interpretam, na primeira parte, obras de Yakov Lapinsky, Astor Piazzolla, Adamo Volpi e Vittorio Monti, de acordo com o programa:

Yakov Lapinsky (1923)

Spring Concert

Astor Piazzolla (1921-1992)

Quatro Estaciones Porteñas

Primavera Porteña

Verano Porteño

Otono Porteño

Invierno Porteño

Adamo Volpi (1911-1980)

Divertimento

Vittorio Monti (1828-1922)

Czardas

Gonçalo Pescada foi 1º Prémio do Concurso de Interpretação do Estoril – 2006. Iniciou os seus estudos musicais no Algarve, prosseguindo-os  posteriormente no Instituto Musical Matono (Lisboa), com o Professor José António Sousa, e na Escola Superior de Artes Aplicadas, de Castelo Branco, com o Professor Paulo Jorge Ferreira, onde concluiu a Licenciatura em 2004, recebendo uma distinção de mérito pelo seu elevado desempenho escolar.

No ano lectivo 2004/2005 frequentou estudos de pós-graduação em França (CNIMA), participou em cursos de aperfeiçoamento instrumental e realizou em vários pontos do País, bem como no estrangeiro, diversos recitais de acordeão a solo e inúmeros concertos nas diversas formações de música de câmara que tem integrado.

Entre outros, obteve ainda o 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995), o 3º Prémio no Concurso Revelação Jovens Músicos (Porto, 2004) e o 1º Prémio no Concurso Internacional Citá di Montese (Itália, 2004).Gravou em 2002 o CD a solo Intuição, com um repertório de música clássica, jazz e world music.

Ian Mikirtoumov nasceu em 1974 em Moscovo. Entre 1981 e 1992, frequentou a Escola de Estado de Arte Coral A. V. Svechnikov.

Licenciou-se em Direcção Coral pela Academia Superior de Arte Coral de Moscovo em 1997, onde estudou com Viktor Popov (direcção) e Mikhail Arkadiev (piano). Em 1997/1998, especializou-se em Composição no Conservatório Superior de Moscovo de P.I. Tchaikovsky com os professores R. Ledenev, G. Dmitriev e V. Agafonnikov.

Desde 1989 participou em inúmeros concertos, digressões e gravações com vários coros, grupos da Musica da Câmara e Orquestras na Europa e América do Norte como cantor, pianista e maestro de Coro. Trabalhou também com grupos de Música Antiga e escreveu música para teatro. Desde 1999 reside em Portugal onde começou a sua carreira como professor, acompanhador e compositor. Em 2001 colaborou como Maestro do Coro na produção da ópera Boris Godunov de Mussorgsky no Teatro Nacional de São Carlos. É fundador e maestro do Coro Juvenil do Conservatório de Musica de Albufeira, com o qual fez digressões em França, Alemanha, Aústria, Grécia e Espanha e gravou o seu primeiro CD,  Sinos ao longe, em 2005. Colabora com a Orquestra Metropolitana de Lisboa na qualidade de pianista – correpetidor. Actualmente é professor no Conservatório de Música de Albufeira e Academia Nacional Superior de Orquestra.

A segunda parte do concerto ficará a cargo do Artzen Quartet, que interpreta obras de Alexandre Delgado e Antonín Dvorák:

Alexandre Delgado (1965)

Pequena Suite “Laurissilva”

A Levada

A Floresta

O  Pombo Trocaz

Antonín Dvorák (1841-1904)

Quarteto de cordas nº 12, em Fá maior,“Americano”, op. 96, B. 179

Allegro non troppo

Lento

Molto vivace

Finale – Vivace ma non troppo

O Quarteto de cordas ArtZen é formado por quatro jovens portuguesas, Ana Pereira, Ana Filipa Serrão, Joana Cipriano e Carolina Matos e conquistou o 1º Prémio de Música de Câmara nível superior do “Prémio Jovens Músicos da RDP 2007”

Criado em 2005, no âmbito da disciplina de música de câmara da classe do professor Paul Wakabayashi, da Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, tornou-se no agrupamento residente e tem representado a escola em espectáculos extracurriculares, tendo sido referenciado em vários festivais nacionais, bem como no estrangeiro. Entre estes destacam-se o intercâmbio Toulouse/Lisboa em 2006 e o Festival de l´Eté Mosan 2007, em Bruxelas.

O contacto com diversas personalidades relevantes do meio artístico nacional e internacional e a oportunidade de trabalhar com os famosos Borodin Quartet e Hagen Quartet, trouxe ao quarteto uma visão artística de inovação e coesão necessárias para o desempenho de uma formação deste género. Em 2007, a formação conquistou o 1º Prémio do Concurso Prémio Jovens Músicos na modalidade de música de câmara nível superior.