Álvaro Tavares Moreira é um advogado cujo contributo para o desenvolvimento do nosso concelho se expressou publicamente em áreas tão diversas como a gestão política, a administração desportiva e a atividade social; já Aurelino Costa é na vida cultural que se distingue, nomeadamente como declamador, poeta, ator e narrador, tendo participado em documentários fílmicos.

O Dia da Cidade será celebrado a 16 de junho, a partir das 18h00, no Cine-Teatro Garrett.

Ainda nesta reunião – e na sequência do impacto positivo que esta medida registou, nos últimos dois anos, ao nível da pedonalização, promoção dos modos suaves de transporte e diminuição dos constrangimentos rodoviários no centro da cidade – será novamente suspensa a circulação de trânsito na Avenida dos Banhos, durante a época balnear. A medida aplica-se temporariamente, de 1 de junho a 15 de setembro, às sextas-feiras à noite, sábados e domingos.

Segundo Aires Pereira, “é inquestionável que, nos meios urbanos cresce a dificuldade de coabitação entre o cidadão e o automóvel”, pelo que é posição da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim defender e privilegiar o peão, não só por questões de sustentabilidade ambiental, mas também por questões de fruição do espaço público.

Ao nível da educação, foi aprovado o processo para o fornecimento de refeições nos estabelecimentos de educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário e de lanches no pré-escolar, para o próximo ano letivo. Assim, o preço base do concurso público é de 1 milhão e 600 mil euros, pelo prazo de onze meses, com início em 1 de setembro de 2022 e termo em 31 de julho de 2023.

Por último, foram concedidas isenções para efeitos de licenciamento de obras de requalificação em curso a duas associações de caráter social no concelho, a Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim e MAPADI, em valor superior a 10 mil euros.