A secção de Triatlo do clube é a responsável, juntamente com a Federação de Portugal, por esta competição.

O I Duatlo poderá ser concluído individualmente ou em estafeta de dois elementos. A prova consiste em cinco quilómetros de corrida na zona envolvente ao Estádio Municipal e ao Parque da Cidade, seguido de 20 quilómetros de BTT, um trajeto sem desnível, e mais dois quilómetros e meio de corrida.

Divulgar o Parque da Cidade e a própria secção de Triatlo do Varzim Sport Club com o propósito de incluir esta prova no Circuito Regional de 2017, captando a atenção de novos patrocinadores, são os objetivos da organização.

Caso pretende apenas assistir a esta competição saiba que também há uma atividade para si: uma aula de zumba irá anteceder este I Duatlo Lobos do Mar.