Póvoa de Varzim, 09.05.2011 - Foi apresentado, esta manhã, em conferência de imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o III Fórum de Arquitectura Religiosa que irá decorrer na nossa cidade nos dias 3 e 4 de Junho.
Estiveram presentes na sessão Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Turismo, Cónego José Paulo Leite de Abreu, Presidente da Turel, e Varico Pereira, da Turel.
Em relação ao apoio da Câmara Municipal, Afonso Oliveira referiu que desde 2007, altura em que a Póvoa de Varzim recebeu o I Fórum de Arquitectura Religiosa, e logo no ano seguinte, o Congresso Internacional de Turismo Cultural e Religioso, a autarquia tem vindo a manifestar vontade de colaborar e dinamizar estes temas, que considera de grande importância, mantendo uma relação muito estreita com a Turel.
Quanto à edição que se aproxima, o Vereador está convencido que “temos todos os ingredientes para que os dias 3 e 4 de Junho sejam um sucesso ao nível da discussão e debate sobre as temáticas do património arquitectónico religioso”, acrescentando que o facto da freguesia de Balasar ser alvo de um projecto de arquitectura no âmbito de um concurso promovido pela Turel é também motivo de grande satisfação e promoção do concelho.
Sobre este concurso, designado “Arquitectura em Lugares Sagrados”, o Cónego José Paulo Leite de Abreu revelou que foram admitidos 110 trabalhos, de mais de uma dezena de universidades portuguesas, que apresentam um projecto de arquitectura para um Santuário, dedicado à Santíssima Eucaristia, na freguesia da Beata Alexandrina. “O país inteiro parou para olhar para Balasar”, afirmou o Cónego, informando que este concurso atraiu à freguesia centenas de pessoas, sendo esta vista como pólo de atracção e local de peregrinação, e tornando-se por si só uma causa meritória e dinamizadora da nossa economia e das nossas regiões. Tendo em conta que os prémios do concurso serão entregues aos vencedores durante o Fórum de Arquitectura Religiosa onde decorrerá, em simultâneo, uma exposição de todos os projectos, o evento terá uma componente formativa para alunos das Escolas de Arquitectura do país e também estagiários desta área, acrescentou.
Em relação ao programa do Fórum que tem como tema “Novas Construções, Novas Linguaguens”, e como convidados arquitectos de renome internacional, o Cónego José Paulo Abreu referiu-se à problemática das novas tendências e técnicas de construção, conservação e restauro do património arquitectónico de origem religiosa, destacando que serão apresentadas experiências de Portugal e de Espanha.
Varico Pereira apresentou o programa completo do Fórum de Arquitectura Religiosa, promovido pela Turel – Turismo Cultural e Religioso, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, informando que a ficha de inscrição está disponível para download na página oficial da Turel.
O evento irá decorrer no Auditório Municipal, sendo que a Sessão de abertura, no dia 3, terá lugar às 21h00 e contará com a participação de José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, Cónego José Paulo Leite de Abreu, Presidente da Turel, Elisio Summavielle, Secretário de Estado da Cultura e Jorge Costa, Presidente do Conselho de Delegados da Ordem dos Arquitectos Norte. “Gaudí e o Sagrado: a arquitectura da Igreja da Sagrada Família de Barcelona” é o tema da primeira conferência que será proferida por Ramon Espel, Director Técnico das obras da Sagrada Família de Barcelona.
No sábado, 4 de Junho, o 1º painel, às 9h00, será sobre “Conservação e Restauro de edifícios religiosos” e contará com as seguintes intervenções: “Conventos em ruínas: caos ou ressurreição, o caso do Convento de S. Francisco em Coimbra”, por Francisco Freire (João Luís Carrilho da Graça Arquitectos); “Memória e inovação: intervenções em edifícios religiosos com história, o caso do Mosteiro de Tibães”, por João Carlos dos Santos e “O projecto rota das catedrais no Norte de Portugal”, por Jorge da Costa (Direcção Regional de Cultura do Norte).
Ainda durante a manhã, terá lugar novo painel, sobre “Construção de edifícios religiosos” com duas participações: “Construção e re-funcionalização de edifícios religiosos: os casos das Capelas de Travassos e Sete Esquinas, por Paulo Moura, e “Novas construções/novas linguagens: influências da Reforma Litúrgica do Vaticano II”, pelo Cónego José Paulo Leite de Abreu.
À tarde, haverá uma sessão de entrega de prémios aos vencedores do concurso “Arquitectura em Lugares Sagrados”, com D. Jorge Ortiga, e visitas guiadas às Igrejas Nova e Velha de Amorim e Igreja de Balasar, por José Flores, arqueólogo municipal, e Deolinda Carneiro, directora do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.