Com a criação deste prémio pretende-se estimular o conhecimento e divulgação da identidade cultural da Póvoa de Varzim, terra natal do Professor Doutor António Carlos dos Santos, desígnio que funcionará como proposta temática das obras elegíveis.

As inscrições vão estar abertas até 15 de julho e as obras a concurso devem ter como tema a Póvoa de Varzim. Podem concorrer todos os artistas nacionais e estrangeiros, maiores de 18 anos, residentes no território nacional e as obras apresentadas não podem ter sido executadas em data superior a dois anos à data da inscrição. Consulte o Regulamento.

O júri do concurso, para além dos membros permanentes, vai contar com os seguintes convidados: Jaime Silva, Pintor, Professor de Pintura e Vice-Presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes; e Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.