A iniciativa decorreu no âmbito das atividades da Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Participaram jovens com idades compreendidas entre os dez e os doze anos, doze poveiros, doze franceses, de Montgeron, dez alemães, de Eschborn, mais seis monitores, num total de 40 pessoas.

Tiro com arco, pedi paper, batismo de vela, piscina e atividades multidesportivas na praia foram algumas das iniciativas que preencheram os três dias destes jovens.

Para Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Juventude, esta é uma oportunidade para os jovens conhecerem outras realidades, outras pessoas e culturas e possam também disfrutar de atividades diferentes nos diversos países. Na sua opinião, “é sempre importante este intercâmbio, não só intergeracional, porque os participantes têm idades ligeiramente diferentes mas também intercultural”.

Francisco Casanova, Presidente da Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, transmitiu que tem um enorme prazer em organizar, em conjunto com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, este evento desportivo que acontece desde 2001, sendo que na nossa cidade aconteceu também em 2007 e 2009.

O Presidente da Associação explicou que estes intercâmbios decorrem no âmbito das relações internacionais e de geminação que procuram, através dos mais jovens, proporcionar o encontro entre a Europa num tempo em que ela parece mais desavinda e desligada, ou seja, aproximar. Através dos mais jovens, podemos conseguir a união e entendimento de que a Europa tanto precisa.

E, a par deste intercâmbio, decorre, em Eschborn, um workshop musical entre alunos e técnicos de três escolas de pessoas deficientes (Póvoa de Varzim, Montgeron e Eschborn), informou Francisco Casanova, anunciando também que no dia 25 de maio terá lugar, na Póvoa de Varzim, mais uma edição da Praça dos Pintores, que reúne, uma vez mais, jovens das três cidades.

Desta maneira, procuramos essa relação, união e envolvimento, espírito que, por vezes, parece um pouco perdido mas que a geminação tem essa força importante no aproximar das cidades e da população, concluiu Francisco Casanova.

Bathilde Bardeaux, de Montgeron, agradeceu o excelente acolhimento e organização do intercâmbio, realçando a importância do evento como uma ótima oportunidade para os jovens, atualmente em Montgeron mas com origem portuguesa, contactarem diretamente com a língua e cultura portuguesa. Na sua opinião, trata-se, acima de tudo, de uma oportunidade de aproximação da cultura europeia.

Rajiv Jassar também manifestou imensa satisfação por estar na Póvoa de Varzim, salientando a notável receção e organização.