O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o local escolhido para a apresentação do livro e, simultaneamente, para o último ato oficial de José Macedo Vieira como Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

O autarca afirmou não ser “a pessoa mais habilitada para apresentar esta obra que hoje damos a conhecer, mas quis fazê-lo por razões institucionais e também pessoais. Não é por acaso que escolhi esta apresentação como o último ato oficial enquanto Presidente da Câmara, pois faço-o para homenagear – novamente – um grande académico e, sobretudo, um grande poveiro”.

O autarca apresentou João Marques como “um vulto indiscutível na historiografia portuguesa contemporânea, particularmente no que diz respeito à história religiosa”.

Importa lembrar que, ao contrário de muitos, este emérito Professor catedrático tem 84 anos e continua a trabalhar, mantendo uma intensa atividade intelectual diária, que ultrapassa as 10 horas. Esta notável vitalidade mental e física é um exemplo para todos nós”, sublinhou José Macedo Vieira.

“Creio que é à luz da sua grande estatura científica e cívica que temos que compreender a sua “Obra Selecta”, de que apresentamos o terceiro volume. Esta obra é fruto da sua vontade de compilar diversos ensaios e estudos realizados desde os anos 50 e que se encontravam dispersos e editados em publicações esgotadas ou pouco acessíveis. A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim não podia, por isso, deixar de apoiar desde o início (2008) a edição desta obra do Professor João Marques, publicada pela Roma Editores”.

Este novo volume compreende 14 ensaios, que se debruçam sobre diversas temáticas situadas cronologicamente entre os séculos XVI e XX. Como diz o autor, no início da obra, este livro procura olhar para a história política e religiosa de Portugal, tendo em conta as suas dimensões antropológica, cultural e filosófica. É um trabalho que espelha a própria essência das Ciências Sociais e Humanas, que estão intrinsecamente relacionadas e concorrem todas para a compreensão aprofundada de qualquer fenómeno histórico e social.

Esperam-se mais dois volumes, visto que esta “Obra Selecta” foi pensada para cinco. Os seguintes serão destinados às temáticas da História Religiosa, segundo uma perspetiva da sociologia da cultura, e ainda à Pregação, e estão praticamente prontos para serem impressos.

“As palavras do Presidente da Câmara Municipal emocionaram-me profundamente porque são o reconhecimento de alguém que tem autoridade para falar de um seu conterrâneo”, disse João Marques. “As palavras fluem-me com facilidade, mas a emoção, às vezes, atraiçoa-me. Depois de escutar o meu amigo e Presidente da Câmara Municipal fiquei extremamente tocado pelas suas palavras. Quero realçar o facto de este ter sido o último ato público como Presidente da Câmara” e retribuiu os elogios: “José Macedo Vieira é um homem dinâmico, inteligente, de sensibilidade, de cultura, que sabe dar prioridade às coisas do espírito. A amizade não é incompatível com a sinceridade”, sublinhou o Professor.

Sobre este terceiro volume, João Marques disse saber que não vai dar lucro à editora, por isso, agradece o investimento no seu valor cultural: “isto é coragem por parte do editor”.