A LIPOR vai realizar, através do seu Gabinete de Informação e em colaboração com os serviços educativos da Biblioteca Municipal e do Pelouro do Ambiente, um programa de iniciativas sobre educação ambiental, que engloba várias actividades, como jogos didácticos sobre gestão de resíduos, oficinas pedagógicas sobre educação e protecção ambiental e reciclagem.
Estas iniciativas assumem a forma de actividades lúdicas e educativas destinadas aos alunos do ensino básico e têm como objectivo sensibilizar a população escolar e o público mais jovem para os problemas ambientais, bem como ajudar ao desenvolvimento de uma consciência ecológica na vida quotidiana.
A primeira actividade vai realizar-se já esta quarta-feira, 24 de Janeiro, na Biblioteca Municipal, às 11h45 e 15h10. Trata-se do “Residuopólio”, um jogo didáctico sobre gestão de resíduos, que vai ser disputado em duas sessões, uma de manhã e outra à tarde, por alunos dos 2º e 3º ciclos da Escola EB 2/3 Flávio Gonçalves.
Segue-se, no dia 27 de Fevereiro, uma oficina pedagógica sobre educação ambiental, que envolve a narração da história “Os Ovos Misteriosos” de Luísa Ducla Soares e da fábula “A Lebre e a Tartaruga”, de La Fontaine. A actividade, que se realiza também em duas sessões, às 10h30 e 14h30, destina-se a alunos do pré-escolar e 1º ciclo.
Um mês depois, no dia 27 de Março, realiza-se uma oficina pedagógica sobre protecção do ambiente, através da dramatização e exploração da história  “O Homem e o Ambiente”, de Fátima Pessoa. No dia 10 de Abril há uma oficina de reciclagem de papel, no dia 15 de Maio, realiza-se mais um jogo didáctico sobre educação ambiental e, no dia 19 de Junho, será a vez de um atelier de expressão plástica alusivo aos Santos Populares.