A apresentação do livro será feita por Manuel Prata, Presidente da Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias (A.P.P.D.H.), sendo que a narrativa é dedicada a crianças com Talassémia e 20% das vendas irão reverter a favor da A.P.P.D.H.

Para que fique a conhecer melhor esta doença e o apoio prestado por esta associação, consulte: http://www.appdh.org.pt/perguntas-frequentes_talassemia.htm.

https://www.youtube.com/watch?v=PMWEJWuQCik

Duarte Pinheiro é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas variante Estudos Portugueses e Ingleses pela Universidade de Coimbra – tendo sido ainda Bolseiro ao abrigo do Programa ERASMUS na University College of Dublin (2003/2004), na República da Irlanda – e a sua tese de doutoramento, sobre a obra da escritora madeirense Ana Teresa Pereira, mereceu aprovação por unanimidade e distinção do júri (Universidade Fernando Pessoa). Na revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UFP publicou “Ana Teresa Pereira, Quando atravessares o Rio: a surdez das pegadas” (2008) e “O Fantástico em Ana Teresa Pereira” (2009).

Os seus âmbitos de investigação científica manifestam grande interesse relativamente aos temas literários, sendo de relevar, entre outras, as participações na conferência “Agustina Bessa-Luís, Melopeia de Afectos” (Universidade Fernando Pessoa, 2008), no “VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada” (Universidade do Minho, 2008) e no “II Congresso Internacional de Estudos Interculturais” (ISCAP, Porto, 2011).

Crítico literário do jornal semanário Grande Porto desde 2010, tem vindo a realizar paralelamente numerosos trabalhos como tradutor e intérprete de língua inglesa e italiana.

Vive atualmente em Itália, onde é docente do Instituto Camões nas Universidades de Áquila e de Salerno e colaborador do Instituto Português de Santo António (Ministério dos Negócios Estrangeiros).