A sessão contará com as seguintes intervenções: Almirante António Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas; V. Almirante Alexandre da Fonseca, Ed. Revista de Marinha; C. Almirante José Bastos Saldanha, Sociedade de Geografia de Lisboa e Alfredo Pinheiro Marques, Historiador.

 

Nota Biográfica

José Miguel Dantas Maio Marques, nasceu em 1975, na cidade da Póvoa de Varzim. Licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Ao longo do seu percurso profissional numa reputada consultora internacional, aprofundou estudos relacionados com a Gestão e a Liderança (Universidade Católica), com as Empresas de Raiz Familiar (INSEAD e Kellogg Northwestern University), com a Gestão Imobiliária (Porto Business School), com a Revisão Oficial de Contas e tornou-se especialista internacional em estudos de impacto económico relacionados com os assuntos do mar. É professor no ensino superior, é autor de livros e artigos científicos sobre a economia do mar e tem sido orador em conferências internacionais de referência como são as das Nações Unidas e as da União Europeia. A sua vasta experiência nacional e internacional nos temas do mar levou a Marinha Portuguesa a convidar para membro do Conselho Superior do Centro de Estudos Estratégicos da Marinha. 

Síntese Curricular

Miguel Marques é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto desde 1998, Revisor Oficial de Contas desde 2006, pós-graduado em Gestão Imobiliária pela Porto Business School, cursos de especialização em Gestão e Liderança pela Universidade Católica de Lisboa e em Empresas de Raiz Familiar pelo INSEAD (Fontainebleau – França), pela HSM (S. Paulo – Brasil) e pela Kellogg Northwestern University (Chicago – EUA).
Dentro das diversas funções que exerce na PricewaterhouseCoopers Miguel Marques é o Partner responsável pelo projeto Economia do Mar. Pertence aos quadros da PricewaterhouseCoopers como auditor e consultor de entidades nacionais e multinacionais de diversos ramos de atividade (Portos, Transportes Marítimos, Construção Naval, Indústria Automóvel, Turismo e Entreternimento, Distribuições, Tecnologia Digital, entre outras), desde que se licenciou em economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Tem participado em diversos estudos sobre economia e em particular sobre economia do mar, e tem sido orador convidado em diversos seminários sobre os vários temas económicos e impactos de políticas públicas. Miguel Marques tem trabalhado com diversos líderes e executivos europeus, americanos, africanos e asiáticos, ajudando-os a tomar as melhores decisões económicas.
Miguel Marques é autor de “Circum-navegação: LEME Mundo” (4 edições), “LEME Portugal”(9 edições), “LEME Zoom Açores”(5 edições) e “LEME Zoom Madeira”(5 edições), “Circum-navegação: LEME Brasil no Mundo”(4 edições),”LEME Ceará” (2 edições), “LEME Pernambuco” (1 edição), “LEME Bahia” (1 edição), “LEME Maranhão” (1 edição), “LEME Rio Grande do Norte” (1 edição), “Circum-navegação: LEME Irlanda no Mundo” (3 edições), “Circum-navegação: LEME CPLP no Mundo” (3 edições), “Circum-navegação: LEME EUA no Mundo” (3 edições), “Circum-navegação: LEME Noruega no Mundo” (3 edições), “Circum-navegação: LEME Espanha no Mundo” (2 edições), “LEME Canárias” (2 edições), “Circum-navegação: LEME Turquia no Mundo” (3 edições), “Circum-navegação: LEME Singapura no Mundo” (1 edições), “Circum-navegação: LEME Mónaco no Mundo” (1 edições), “LEME Cabo Verde” (2 edições), “LEME Golfo da Guiné” (1 edição), que são compilações de informação, dentro do projeto de responsabilidade social e thought leadership “LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar” que permitem acompanhar, ao longo do tempo, a evolução da economia do mar no Mundo, e que, simultaneamente, possibilitam realizar uma análise das tendências e das escolhas que estão a ser efetuadas pelos diversos agentes económicos. O LEME é constituído por informação quantitativa traduzida em índices e por informação que resulta de inquéritos efetuados aos gestores de topo de entidades de referência nos diversos subsectores que operam no âmbito da economia do mar. As principais indústrias analisadas são: Portos, Transportes Marítimos, Logística, Construção Naval, Fileira Alimentar do Mar, Energia Off-shore, Turismo Marítimo, Defesa e Segurança, Conhecimento e Meio Ambiente.
Os vários anos de experiência na liderança executiva do projeto LEME a nível global permitiram a Miguel Marques criar o projeto Bússola – PwC Arena Futuro Azul que visa estimar quantitativamente a evolução das diversas indústrias no mar (Portos, Transportes Marímos, Logística, Construção Naval, Fileira Alimentar do Mar, Energia Off-shore, Turismo Marítimo, Defesa e Segurança, Conhecimento e Meio Ambiente), no mundo.
Miguel Marques é também autor de “Cooperação na Economia do Mar – Casos de Sucesso”, “Salvaguarda da Vida Humana no Mar”, “Sustentabilidade Ambiental no Mar”, “A Revolução Digital e a Economia do Mar” e “Náutica de Recreio em Portugal – Uma Perspetiva da Procura”.
Miguel Marques tem uma vasta experiência na auditoria e consultoria a empresas e entidades em diversos ramos de atividade e em vários países, sendo que neste currículo detalha os aspetos mais relevantes na área da Economia do Mar.

Sinopse do livro 

Portugal é um país repleto de lugares ribeirinhos, quer na costa, de norte a sul do país, incluindo os lindíssimos arquipélagos dos Açores e da Madeira, quer no seu interior, com grandes rios, lagoas e lagos. Este livro nasce de um desafio que me foi lançado, de descobrir as histórias escondidas nesses lugares de Portugal marcados pela água doce ou salgada e de as escrever, de forma regular, durante dois anos.

Cada texto deste livro tem como centro da ação um lugar, uma localização geográfica, que, no fundo, funciona como uma arena onde acontecem dinâmicas que podem envolver marinheiros, ecossistemas, lideres civis e militares entre outras referências marítimas.

O lugar orienta-nos no espaço, onde acontece a ação que, por vezes, está relacionada com o presente ou com referências de factos da História marítima de Portugal. A História marítima de Portugal é usada como uma orientação na linha do tempo, para enfatizar um relevante acontecimento identitário do lugar azul descrito.

Por coincidência, ou talvez não… este desafio de escrita coincidiu com outro desafio profissional que me levou a percorrer todo o mundo para conhecer e analisar, em detalhe, a realidade atual do uso do mar pela humanidade.

Ao passar por cidades como Vancouver, Singapura, Fortaleza, Luanda, Tóquio, Nova Iorque, Oslo, Salvador da Bahia, Istambul, Hamburgo, Xangai, Copenhaga, Seul, Amesterdão, Macau, Roterdão, Hong-Kong, Dublin, Natal, Halifax, Las Palmas, Rio de Janeiro, entre outras cidades, falei com marinheiros, visitei portos e, inevitavelmente, semelhanças e diferenças com as cidades e os lugares portugueses, que já tinha visitado e estudado em profundidade, surgiam, acabando por servir de inspiração para a escolha do lugar azul português referente a cada texto deste livro.

Como cada lugar azul retratado neste livro encerra toda uma História ligada ao mar ou ao rio, cada texto encerra uma relevante mensagem sobre o presente e o futuro do mar, dos lagos e dos rios. Estes fundamentais recursos naturais são vitais para o harmonioso desenvolvimento económico, social e ambiental da humanidade.

A velocidade de transformação da humanidade é estonteante e o crescimento da população a nível mundial é bastante acelerado, fazendo com que o mar e os rios sejam cada vez mais explorados. Todos somos importantes e fundamentais para a defesa da sustentabilidade dos mares e dos rios, bem como do reforço da identidade marítima dos lugares ribeirinhos.

Depende da nossa geração cooperar no sentido de garantir à geração futura que continuará a ter, em Portugal, fascinantes lugares azuis!