A companhia de teatro Etcetera trouxe Luís de Camões ao Cine-Teatro Garrett. Parte do programa de teatro escolar e do projeto Educarte, a peça Luís – O Poeta e o Homem foi apresentada a mais de 250 alunos do 10º ano de várias escola de Braga, Paredes de Coura, Ponte da Barca e Amorim.

“Luís Vaz de Camões é, sem dúvida nenhuma, um reconhecido poeta português mas o que conhecemos de Camões enquanto homem? Sabemos o que o influenciou a ser Poeta? O que distingue o Poeta do Homem?”

O espetáculo pretende, segundo a própria companhia, “evocar a lírica camoniana, de onde vem e para onde foi, mas sobretudo, perceber quem foi o Homem atrás do Poeta, os seus sonetos, as suas cantigas, as suas rimas, as suas reflexões e a sua obra de destaque”.

Durante pouco mais de uma hora, estudantes e professores viajaram pela vida e poesia do grande Luís de Camões, através de uma “aula encenada” do professor Luís, acompanhado pelo historiador Daniel e pela Dona Alice, que despertou muitas risadas. Os três atores que interpretam estas personagens puxam pela atenção e curiosidade do público, com recurso a música ao vivo, que conquistou os jovens estudantes, e um cenário que mudava e se adaptava com muito dinamismo.

Desde a poesia medieval até aos Lusíadas, passando pelos amores e tribulações da vida de Camões, a peça une comédia, poesia, música e educação, deixando o público com muito mais conhecimento sobre o poeta e um sorriso nos lábios.

A ETCetera é uma associação artística, criada e sediada em Vila Nova de Gaia e que tem vindo a trabalhar o Teatro com atores profissionais, cujo trabalho assenta sob o lema “Teatro para TODOS”. Ambicionando proporcionar diferentes momentos teatrais a todo o tipo de grupo, género e idades, propõem experiências artísticas que não só se refletem no crescimento enquanto alunos, mas também enquanto indivíduos ligados à arte tendo em conta que oferecem o teatro como veículo de cultura e simultaneamente educação.

O Projeto Educarte surge ligado à educação e ao teatro, auxiliando os alunos do Ensino Secundário no estudo e compreensão de algumas obras e autores que fazem parte do programa disciplinar de Língua Portuguesa.