Póvoa de Varzim, 14.05.2013 - Terminou, este fim de semana, mais um intercâmbio entre as cidades geminadas, na cidade de Eschborn, na Alemanha, durante as festas da cidade, a Eschenfest.
Envolvendo as quatro cidades, que mantêm um perfil dinâmico de relações de intercâmbio e amizade, há mais de 27 anos, Eschborn, Montgeron (França), Zabbar (Malta) e Póvoa de Varzim, organizaram uma Oficina de Música entre participantes com representantes das escolas de pessoas portadoras de deficiência, donde destacamos os representantes do Mapadi, o Silvério, o Francisco e o Tiago, técnico coordenador. Esta ação educativa permitiu, através da música, comprovar que entre culturas diferentes, com realidades e dificuldades diversas, é possível estabelecer relações de intercâmbio, amizade e desenvolvimento, dotando os participantes de novas competências que servirão de base à construção de um caminho mais feliz e duradouro.
Os participantes de mais este intercâmbio, que acontece de dois em dois anos, em que as cidades se alternam como anfitriãs, puderam desenvolver o seu projeto musical ao longo de cinco dias, com dinâmicas de sons, interpretação de canções e diferentes instrumentos, chegando à etapa final, no sábado à tarde, com a apresentação pública do pequeno concerto diante das centenas de espetadores que se encontravam na Eschenplatz. Um fim de tarde feliz e reconfortante para todos os intérpretes que acabariam por recolher uma extraordinária e emotiva ovação.
A Póvoa de Varzim, acabaria por estar em maior evidência na edição deste ano das festas de Eschborn, até porque no programa estavam incluídos mais dois momentos significativos, a inauguração da exposição do artista poveiro André Chiote, com um notável conjunto de quadros muito sugestivos, inaugurada com a presença das autoridades das quatro cidades: Wilhelm Speckhardt, Presidente da Câmara de Eschborn, Macedo Vieira, Póvoa de Varzim, Quentin Scerry, Presidente da Câmara de Zabbar e Corinne Rullo, Vereadora da Câmara de Montgeron, e a homenagem a Macedo Vieira, com entrega da Medalha de Honra, de Cidadão Honorário de Eschborn, pelo empenho e dedicação ao desenvolvimento das relações de amizade entre as cidades geminadas e pelo fomento do espírito da União Europeia ao longo dos 20 anos de mandato.
Foi uma cerimónia emotiva, presidida por Wilhelm Speckhardt, que salientaria: “a nossa relação cresceu, apesar da barreira linguística. Tu não falas alemão e eu não falo português, mas sempre tivemos o apoio de pessoas inteligentes que nos ajudaram a vencer as dificuldades e a nossa amizade cresceu, tal como aconteceu entre a nossa comunidade, as nossas associações, os nossos jovens”. “Hoje, somos um exemplo de boas relações, de respeito mútuo, com resultados evidentes, através de tantas atividades realizadas”.
Macedo Vieira, por sua vez, agradeceria as honras, mas sublinharia que tal como referia Cícero, “quando começamos a receber muitas honras e agradecimentos é sinal de que estamos velhos”. “É com muito agrado e sensibilizado que recebo a vossa homenagem, que é dirigida aos Poveiros, que aqui represento, e manifesto a minha satisfação pelos resultados alcançados com a nossa amizade com a cidade de Eschborn, que se estendem também a Montgeron e a Zabbar que, de resto, não podem deixar de incluir neste processo”. “ O processo de geminação e de unificação de cidades é particularmente importante hoje, dada a conjuntura europeia atual, que muito necessita de diálogo e solidariedade entre as pessoas. Espero que este trabalho, com mais de 27 anos, continue a proliferar no futuro, a bem das nossas comunidades e da Europa.
Veja mais imagens deste encontro, aqui.
A próxima atividade, no âmbito das cidades geminadas, é a Praça dos Pintores, encontros de pintura e acontece no dia 25 de maio, no Diana Bar.