As excelentes infraestruturas que a Póvoa de Varzim dispõe para a prática desportiva levaram a que fosse a cidade escolhida para acolher este grande evento desportivo.

Durante dois dias intensos de atividade física e formação, o Pavilhão Municipal, as Piscinas Municipais e a Academia de Ténis receberam centenas e centenas de professores em busca de mais e melhores qualificações e atletas interessados em aperfeiçoar as suas técnicas e conhecer novas modalidades.

Nas master classes, variedade foi a palavra de ordem. Desde aulas de yoga, step, dança e pilates, passando por aquakombat e gymstick – na água – muitas foram as modalidades apresentadas ao público. Quanto à formação, abordou temas atuais e expôs as últimas tendências do mercado e passou por temas tão diferentes como “Nutrição, Suplementação e Emagrecimento”, “Jogos aquáticos nas sessões de atividades aquáticas na 1ª infância”, “os 20 erros mais comuns dos personal trainers” ou “Ginástica Aquática para idosos”. Estes são apenas alguns exemplos da diversidade de escolha nesta 14ª Convenção Ibérica.

Um dos momentos mais marcantes de todo o fim de semana foi a Maratona de Zumba, no sábado à tarde. Este evento tinha um cariz solidário e cada participante colaborou com 2€, que reverteram a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Desta feita, não eram necessárias inscrições e mais uma vez, centenas de pessoas aceitaram o convite da organização e dançaram durante três horas.

O espetáculo inerente à vertente competitiva do evento não ficou nada a dever à diversão e formação acima referidas. A Academia de Ténis transformou-se para acolher os Promofit Games, uma competição que premeia os mais fortes e os mais rápidos. Os Promofit Games reuniram perto de 70 atletas vindos de sete países diferentes. Exercícios que levam os atletas ao seu limite e que mostram a sua capacidade física encantaram o público que, gratuitamente, pôde assistir a esta espetacular competição.

Com a vinda de mais de um milhar de pessoas à Póvoa de Varzim para participar nesta 14ª Convenção Ibérica Promofitness, o evento foi, sem dúvida, uma mais valia para a economia local, motivo pelo qual a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apoiou a organização.