O Estágio Gulbenkian para Orquestra, sob a direção artística da maestrina Joana Carneiro, é um projeto que pretende promover a experiência orquestral de elevado nível técnico-artístico entre a comunidade de jovens instrumentistas portugueses ou residentes em Portugal e facilitar a transição entre o final da vida académica de músicos recém-formados e a sua entrada no mundo das orquestras profissionais.

Este novo projeto, lançado em Julho de 2013, estreita a colaboração de Joana Carneiro com a Fundação Calouste Gulbenkian. Nas palavras da maestrina, “é uma grande alegria participar num projeto que tem a ver com a juventude portuguesa que dedica o seu tempo à música. (…) É um espaço pré-profissional de crescimento.

Cerca de 80 músicos de talento excecional, com idades compreendidas entre os 17 e os 25 anos, são escolhidos através de rigorosas provas de seleção realizadas anualmente em vários locais do País, preparando obras do repertório sinfónico sob a orientação de tutores especializados e de maestros com alargada experiência neste domínio. No seu curto mas intenso percurso, os elementos desta orquestra de jovens tiveram oportunidade de, ao lado da Orquestra Gulbenkian, participar nos concertos de reabertura do Grande Auditório Gulbenkian, em Fevereiro de 2014.

O presente concerto, com obras chave do repertório sinfónico, é resultado de mais uma edição deste projeto.

No domingo, 27 de julho, o sexteto vocal Ensemble Clepsidra, sob a direção de José Luís Borges Coelho, irá atuar na Igreja da Misericórdia.

Cúmplice dos desejos humanos, do erudito e do popular, do sagrado e do profano, o Ensemble Clepsidra nasceu em 2006, baseando o seu projeto artístico na pesquisa, estudo e execução de repertório vocal dos séculos XVI-XVIII. Dando particular relevo ao repertório ibérico de música cortesã e sacra, concebe diferentes projetos que integram a música, a dança e a representação historicamente fundamentadas. Em paralelo, presta também particular atenção à interpretação de obras de autores portugueses do século XX e XXI.

Apresentando-se como formação base de 5 vozes ou em formação alargada a cappella, integra também instrumentos de época. Privilegia a conceção de programas temáticos baseados num conceito específico, personagem, símbolo ou acontecimento histórico, passíveis de serem executados numa grande variedade de espaços histórica e arquitetonicamente relevantes promovendo a criação de públicos e a aproximação da comunidade às potencialidades cénicas do património.

Apresentou-se em concertos no Festival Foz do Cávado (2007), no Mosteiro de São Bento da Vitória, nas Jornadas Europeias do Património 2008 (Mosteiro de Santa Clara, Vila do Conde), no IV Ciclo de Música Sacra de Rates e nas Sés de Vila Real e Miranda do Douro (2009), no Auditório Vita, no ciclo Música no Claustro II (Braga), no Paço dos Duques de Guimarães e foi selecionado para o Festival Internacional FRINGE Utrecht 2011.

No Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim apresenta o programa «Canticum Canticorum – polifonia europeia sobre o Cântico dos Cânticos».

Os concertos têm início às 21h45.

Informações:

A conferência e os espetáculos incluídos em “Manifestações Paralelas” são de entrada livre.

O preço dos bilhetes avulso para jovens até aos 25 anos e pessoas com mais de 65 é €4,00 e os bilhetes avulso normais custam €6,00.

Se pretender fazer aquisição dos mesmos em Grupo (mínimo de 4 bilhetes) tem o custo de €4,00 (cada) e a Assinatura (série de 15 bilhetes para os quinze espetáculos) de €25,00 com oferta de brochura.

Poderá adquirir os bilhetes nos seguintes locais: Serviço de Turismo da Póvoa de Varzim (desde 1 de julho, das 09h00 às 19h00, de segunda a sexta-feira; aos sábados e domingos, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00); Secretariado do Festival (desde 1 de Julho, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (de segunda a sexta-feira), na receção ou através do telefone 252 614 145 ou segunda a domingo: 14h00 às 20h00 através do telemóvel 939 751 434 (só para reserva de bilhetes) e ainda Auditório Municipal, Cine-Teatro Garrett, Igrejas Matriz, Misericórdia e Românica de S. Pedro de Rates, no próprio dia de cada espetáculo, a partir das 20h30.

Acompanhe a 36ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim no portal municipal.