O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou na festa e almoçou com os utentes, um serviço, aliás, que pode ser usufruído por todos os munícipes. De segunda a sexta-feira, entre as 12h00 e as 14h00, pode almoçar na MAPADI por três euros,  incluindo sopa, pão, prato do dia e sobremesa. As senhas devem ser adquiridas no dia anterior ou no próprio dia até às 10h00. O objetivo do MAPADI é promover a inclusão social, uma vez que o espaço de refeições será partilhado pelos utentes e colaboradores da instituição e a comunidade que decida almoçar no local.

A funcionar desde 1976, com mais de 200 utentes, a frequentar diariamente as suas instalações, a instituição, diz o presidente António Ramalho, tem na sustentabilidade uma das suas preocupações. A abertura de serviços à comunidade que possam ser usados por cidadãos com deficiência e público em geral, ajudam. Com esta perspetiva, o MAPADI convida a população a visitar as instalações. Todos os serviços disponibilizados pela instituição, como a lavagem de carros ou as massagens, por exemplo, são hoje prestados com um desconto de 10%.

Desde que foi criado, o MAPADI tem tentado dotar as suas instalações com respostas para os cidadãos com deficiência da Póvoa de Varzim potenciarem as suas capacidades quer na área lúdica, como na de formação, de fisioterapia ou desportiva.

Veja a fotogaleria