Póvoa de Varzim, 04.04.2008 - Em Março comemorou-se o Dia Mundial do Teatro Amador e o Dia Mundial do Teatro. De forma a assinalar o evento, a Póvoa de Varzim assistiu a um conjunto de eventos que continuam no mês de Abril.
Assim, termina hoje a VIII Mostra de Teatro Escolar, organizada pela Escola Secundária Rocha Peixoto, com o apoio da Câmara Municipal. No encerramento serão exibidas duas peças de teatro, a primeira pela Escola Secundária Tomás Cabreira, de Faro, que às 15h30 apresenta “O Gato de Hamlet”, peça inspirada na obra de William Shakespeare; a segunda pela escola organizadora que fecha a Mostra com “Salomé”, de Oscar Wilde, às 22h00. As peças são apresentadas no Auditório Municipal e a entrada é livre.
Esta mostra começou a 31 de Março e reuniu sete escolas de todo o país que, ao longo de cinco dias, apresentaram dez peças de teatro.
Inserida na Temporada Teatral da Póvoa de Varzim, organizada pelo Varazim Teatro, é apresentada amanhã, 5 de Abril, às 22h00 no Auditório Municipal, a peça “Bucket”, pelo Teatro Palmilha Dentada. Com texto de Ricardo Alves, música original de Rodrigo Santos e interpretações de Daniel Pinto, Ivo Bastos e Rodrigo Santos, “Bucket” traz-nos uma visão bem original do mundo.
“Contracurva” é outra peça de teatro que será apresentada durante o mês de Abril. Trazida a cena pelo Varazim Teatro aquando das comemorações do Dia Mundial do Teatro, a 27 de Março, a peça será novamente exibida nos dias 10, 11, 12 e 13 de Abril. Com texto, direcção e interpretação de Eduardo Faria, a peça tem lugar na sede do Varazim Teatro, na Rua da Fortaleza nº 20, às 22h00.
“Contracurva“ passa-se no aniversário de Lázaro, tetraplégico que convida todos os que o queiram a comemorar com ele os seus 40 anos. Abandonado no esquecimento de toda uma sociedade e recordado a cada momento pela dor da sua prisão física, Lázaro continua a amar todas as coisas simples, a Vida. Trata-se de um projecto de vertente experimentalista, onde actor e público habitam ao mesmo tempo o mesmo espaço físico e temporal. Costurado nas malhas do hiper realismo, acabará este espectáculo por travestir o emissor (actor) em receptor (público) e vice-versa e fundi-los-á até, levando assim a que a história seja construída por ambos.
Coincidindo com a apresentação da peça “Contracurva”, foi inaugurada a exposição “O que é o Teatro”, uma iniciativa do Ministério da Cultura com o apoio da Câmara Municipal. Esta exposição está simultaneamente na sede do Varazim Teatro, onde fica até 13 de Abril, e em quatro escolas da cidade: na Escola Secundária Rocha Peixoto, até 4 de Abril; na EB2,3 de Aver-o-Mar, até 27 de Abril; na Escola Secundária Eça Queirós, até 6 de Abril e no Colégio de Amorim, até dia 7.
“O que é o Teatro?” pretende, através de imagens e texto, abordar de forma pedagógica o Teatro, a sua expressão ao longo do tempo, intérpretes, autores, textos, públicos, aspectos sociais e os espaços de representação.
Com esta exposição a Póvoa de Varzim juntou-se aos 246 municípios que em todo o país inauguraram simultaneamente esta exposição, em parceria com o Ministério da Cultura.