Maria Bernardette Ferreira de Faria foi a oradora convidada pela Mesa Administrativa da Santa Casa para, no Salão Nobre da instituição, abordar o tema “O Arcipreste António Gomes Ferreira e a Bênção da Igreja da Misericórdia”.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim marcou presença neste evento, considerando relevantes os contributos que a Santa Casa tem dado para a História da cidade ao realizar esta série de conferências, nos últimos meses, acerca da edificação da Igreja da Misericórdia.

“Apesar de ser um tempo relativamente recente, é sempre bom ouvirmos falar da História da Póvoa de Varzim e podermos verificar como eram tempos diferentes, em que os critérios pelos quais se regia a sociedade assentavam em ideias e conceitos um pouco mais rígidos. Foi interessante termos a análise histórica destes acontecimentos em volta da abertura da Igreja da Misericórdia na Póvoa de Varzim”, afirmou Aires Pereira.

A vida e obra do Arcipreste António Gomes Ferreira já foram abordadas por Maria Bernardette Ferreira de Faria, sua sobrinha, em 2011, numa sessão no Arquivo Municipal. Para além disso, Maria Bernardette Faria já escreveu um artigo sobre o tema no volume 41 do Póvoa de Varzim Boletim Cultural (2007) intitulado “Arcipreste Padre António Gomes Ferreira – O meu testemunho”.

Nesta conferência, a oradora apresentou documentação histórica publicada em jornais da época, que conduziu os presentes àquela altura em que foi realizada a bênção e a cerimónia de abertura do templo. O cenário descrito foi de festa, com o “repique dos sinos da Igreja Matriz e da Capela da Senhora das Dores”, acompanhado do estrondo dos foguetes.

A conferencista descreveu com pormenor as circunstâncias da inauguração do templo, em 1914, e o papel dos protagonistas e intervenientes, em particular do Arcipreste António Gomes Ferreira.

Veja fotogaleria.