A MMC, que terá lugar na Praia de Santo André nos dias 30 e 31 de Julho, será, como referiu António Afonso “o primeiro evento do género em Portugal”. “Nunca aconteceu nada com este impacto”, garantiu, acrescentando que a MMC vai fazer história.

Confiante de que a MMC irá colocar Portugal na rota internacional de apreciadores de dance music de todo o mundo, António Afonso referiu casos de sucesso como a Miami Winter Music Conference (WMC) – 25ª edição e a Rio Music Conference do Rio de Janeiro – 2ª edição, aos quais se espera que o nosso país se junte. A MMC irá reunir num só local conferências, painéis palestras, workshops, feira de exposições e festas, indo de encontro ao desejo do mercado nacional em ter um evento desta envergadura e qualidade, específico para um mercado cujo crescimento quintuplicou na última década e se transformou numa indústria de respeito. Tendo em conta o incremento da dance music ou música electrónica, num termo mais amplo, a MMC surge como a natural resposta à carência de um evento de dimensão internacional em Portugal, a pensar nos consumidores de música electrónica e na internacionalização do conceito que servirá de catalisador turístico.

Enquanto representante da autarquia, que apoia o evento, Afonso Oliveira afirmou que a MMC é um evento de grande importância para a cidade e para o país. Reconhecendo que a Póvoa de Varzim é já uma marca de referência para o país, o Vereador salientou a dinâmica que o concelho tem e o papel incondicional da Câmara Municipal na criação de condições e infra-estruturas para a realização de eventos, sendo que para isso é necessário que as pessoas se proponham a criar iniciativas. O autarca destacou o facto da MMC se realizar numa das freguesias do concelho demonstrando a capacidade da Póvoa de Varzim para produção de eventos fora do centro da cidade, que gerou também um envolvimento das freguesias de Aver-o-Mar e Aguçadoura. Afonso Oliveira referiu-se ainda à preocupação da organização em envolver uma série de entidades e empresas a nível nacional, como o caso da Pionner, e a nível local a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim. O Vereador apontou a dimensão social da MMC que terá o MAPADI como parceiro social do evento e que irá usufruir de uma campanha de angariação de fundos e também a preocupação ambiental sendo que a organização da MMC 2010 tomou algumas “medidas verdes” em colaboração com a LIPOR. “É importante que as instituições se envolvam e reconheçam a importância desse envolvimento”, acrescentou Afonso Oliveira, referindo a dinâmica claramente positiva que a MMC irá conferir à Póvoa de Varzim, tendo em conta que grandes eventos internacionais têm sempre um grande impacto a nível económico. Este evento que de si é já bastante apelativo entre os jovens, conta com outro factor de motivação: a existência de transporte gratuito – metro, informou.

José Carmo, da Estalagem de Santo André, afirmou que está muito satisfeito por acolher o evento que se enquadra no processo de reformulação que a estalagem irá sofrer nos próximos anos. O responsável pela unidade hoteleira salientou ainda os acessos e localização únicos que a Estalagem de Santo André oferece.

Para conhecer melhor a dimensão da MMC e o programa detalhado, consulte a página oficial do evento.