Passar para o conteúdo principal

De 17 a 25 de novembro, assinala-se a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), uma iniciativa destinada a promover a implementação de ações de consciencialização sobre a gestão sustentável de recursos e resíduos durante uma única semana. O Município da Póvoa de Varzim associa-se a esta campanha, com o mote "Prevenção de resíduos perigosos: hora de desintoxicação!”, promovendo diversas iniciativas.

Assim sendo, no dia 17 de novembro, sábado, terão lugar, no Museu Municipal, dois workshops:

– das 10h00 às 11h00, “Faça Você Mesmo com Detergentes Ecológicos” cujo objetivo é facultar informação aos formandos para a produção caseira de sabão, fabricação de produtos de limpeza e ambientadores;

– das 11h00 às 12h00, “Redução de Desperdício Têxtil” pela Branco Chá, cujo objetivo é facultar informação aos formandos para a reutilização de peças de vestuário que já não usam, transformando-as em novas peças de roupa ou em utilitários para o dia-dia. Aos formandos que frequentarem esta ação, solicita-se que tragam uma peça de roupa que já não utilizam para poderem transformá-la durante o workshop.

Além destes workshops, haverá outro sobre “Redução de Desperdício Alimentar” – Como fazer caldos caseiros, pela PROANDI, dia 24 de novembro, às 10h30, no Mercado Municipal. Dando resposta ao desafio da redução do desperdício alimentar, com este workshop pretende-se promover a sustentabilidade ambiental e fomentar a Economia Circular da região, dando uma nova utilização (comestível) a desperdícios culinários que provavelmente acabariam no lixo. Os participantes vão ter a oportunidade de cozinhar algumas receitas das quais resultarão desperdícios, que depois serão utilizados para confecionar caldos caseiros, bastante mais ecológicos e económicos que os cubos de caldos industrializados.

A participação nestas ações é gratuita mas sujeita a inscrição.

Ainda no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, estará patente, de 17 a 25 de novembro, na Biblioteca Diana Bar, a exposição “Prevenção de Resíduos”, com 5 expositores relacionados com a prevenção de resíduos e a importância da separação e redução dos mesmos, para o usufruto comum de um ambiente cada vez mais sustentável.

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.