As razões para o absentismo ou abandono escolar são complexas e influenciadas por fatores psicológicos que importa identificar e compreender para uma intervenção adequada. Neste sentido, e para combater este problema, a Câmara Municipal divulga o Guia “Saúde Mental – a escola como lugar seguro”, junto das escolas e de outros atores locais-chave, mobilizando toda a comunidade em torno deste desígnio.

Este Guia promove dez formas de valorizar a saúde mental na sala de aula ou em qualquer outro contexto, combatendo as perturbações mentais que afetam cerca de uma em sete crianças e jovens entre os 6-18 anos de idade, em todo o Mundo.

A reversão deste quadro implica a proteção e promoção ativa da saúde mental, integrando ações coordenadas entre as diversas instituições com responsabilidade. O Município da Póvoa de Varzim, em conjunto com as entidades locais e a comunidade educativa, assume o seu papel preponderante na implementação de programas contextualizados de promoção da saúde mental, assegurando que todas as crianças e jovens aprendem e interagem em ambientes seguros e protegidos, criam relações de suporte e têm acesso a serviços de saúde mental.

Esta estratégia municipal informativa, formativa e de promoção de compreensão empática é mais um passo dado por parte do Município, no sentido do cumprimento do seu Plano Estratégico 2020-2030.