A 25 de novembro assinala-se simbolicamente em todo o mundo, desde 1999, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Antes desta data, passos muito importantes haviam já sido adotados para garantir que as mulheres devem ser tratadas com respeito, dignidade e segurança, tais como aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, em 1979, diploma que foi ratificado em Portugal a 30 de julho do ano seguinte.
Ainda assim, só desde o início do ano até agora, já morreram no nosso País 28 mulheres vítimas de violência. 22 destes femicídios ocorreram em contexto de relações de intimidade, segundo dados do OMA – Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) e pela UMAR – União das Mulheres Alternativa e Resposta.
Por estas razões, o Município da Póvoa de Varzim continuará a promover a disponibilização de medidas de apoio às vítimas e respetivas famílias, assim como a implementar projetos que sensibilizem a comunidade para combater este flagelo. É o caso da RIVD – Rede Intervenção Violência Doméstica, criada para reunir os técnicos e instituições locais que lidam com o atendimento das vítimas de violência doméstica, e do Serviço para a Igualdade e Cidadania do Município, localizado na Rua Rocha Peixoto, nº 9 (Antigo Quartel), com número telefónico 252 090 000.
No nosso concelho, pode contar ainda com o atendimento, de segunda a sexta-feira, de duas Estruturas de Apoio à Vitima: Projeto Renascer do Núcleo Poveiro da Cruz Vermelha, localizado na Rua do Arquiteto Gonçalo Artur Cruz (por trás da Escola Nova), com número telefónico 252 619 756; Espaço Família, localizado nas instalações da Junta de Freguesia de Aver-o-Mar, com número telefónico 252 614 540.
Para além destes apoios locais, as vítimas ou todos os que destes crimes públicos tenham conhecimento podem contactar a GNR (252 240 350), PSP (252 298 190), a linha de emergência geral (112) ou a linha direta 24h/dia do Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica (800 202 148, disponível também através de SMS direta para 3060).