Com a transferência, a ser estabelecida protocolarmente entre a Docapesca – Portos e Lotas S.A. e o Município da Póvoa de Varzim, estão a ser criadas condições para que a autarquia tenha competências formais para iniciar a remodelação de toda esta zona, criando espaços de fruição e lazer atrativos.

Segundo o Vice-Presidente da Câmara Municipal, em breve o Município vai poder abrir concurso para a apresentação de projetos para a ocupação dos espaços da Marina Norte, que se pretende que sejam dinamizadores e inovadores sob o ponto de vista da oferta empresarial, por forma a atrair e concentrar os jovens nesta área com localização privilegiada.

Durante a reunião, foi aprovado um subsídio de 40 mil euros ao Centro Social da Paróquia de Beiriz para a execução de obras necessárias à manutenção das valências de Creche, Jardim de Infância e Centro de Atividade de Tempos Livres ao dispor da freguesia.

Foram, também, aprovados apoios a associações desportivas, designadamente mais de 17 mil euros às 11 associações que participaram no 41º Plano de Promoção do Atletismo e às 9 associações que participaram no 22º Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa. Foi concedida, ainda, uma verba de 28 mil euros à União Desportiva de Beiriz para a colocação de iluminação LED no Complexo Desportivo, que vai contribuir para a redução em 40% do consumo de energia.

Ao nível cultural, determinou-se a afetação de um montante total superior a 8 mil euros à Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira, pela organização do X Grande Evento de Comédia, e à Associação Cultural Capela Marta, pelo concerto “Póvoa à Capela”. Por fim, e no âmbito do Protocolo de Cooperação com o Grupo dos Amigos do Museu, a Câmara Municipal atribuiu uma verba de 12 mil euros com vista a garantir a realização de ações de formação sobre a Camisola Poveira.