Para o efeito, e no que ao desporto diz respeito, o Município da Póvoa de Varzim contrata, anualmente, cerca de 20 técnicos da Atividade Física e Desportiva, que servem as escolas básicas do 1º ciclo da rede pública dos Agrupamentos de Escolas de Aver-o-Mar, Rates, Dr. Flávio Gonçalves e Cego do Maio.

Deste modo, a Câmara Municipal permite que perto de três mil alunos de 30 estabelecimentos de ensino do concelho disfrutem de uma a duas aulas semanais. Está mais do que provado que o exercício físico faz bem e os médicos não deixam de o valorizar em todas as idades, nomeadamente nas crianças de modo a evitar um comportamento sedentário e o risco de obesidade infantil. Fazer desporto com regularidade e em grupo também contribui para o bem-estar.

Neste sentido, e porque a Póvoa de Varzim é um “Concelho em forma” e com “Missão de boa educação” esta vertente desportiva destinada aos mais novos não é descurada pela Câmara. Aliás, muito pelo contrário. Como referiu o Vice-Presidente, Luís Diamantino, “as pessoas não se dão conta mas é importante que saibam que toda a comunidade poveira contribui com 350 mil euros para as AEC, só da parte da Câmara, que é mais que a parte do Estado. O Estado todos os anos diminui o seu apoio”.