Sobre os investimentos da autarquia nas zonas balneares, o Presidente da Câmara Municipal realçou a marginal de Aver-o-mar, alvo de requalificação, onde falta ainda instalar “equipamento parque infantil, desportivo e apoio sanitário. Está prevista, para esta zona, alguma animação para atrair mais pessoas. É um investimento que vai, naturalmente, reverter a favor de todos”. Também em Aguçadoura haverá novidades: “a Praia de Paimó, contará, este ano com mais um apoio simples e a zona envolvente da ribeira da Barranha estará toda ajardinada, com um aspeto magnífico”, transmitiu Aires Pereira.

O edil revelou ainda que “vamos continuar com a construção dos nossos passadiços e a reabilitação de toda a frente de mar”.

Em relação à época balnear propriamente dita, o Presidente disse que não haverá grandes novidades: “será dentro daquilo que temos vindo a fazer, com animação diária, promovida pela Câmara Municipal e academias poveiras, ou seja, fazer com que as pessoas que nos visitam tenham férias ativas”.

Aires Pereira informou que “no final deste mês, entrará definitivamente em funcionamento a nova estação elevatória de águas residuais no parque do Hotel Axis Vermar, o que também dará uma garantia acrescida relativamente àquela zona e temos já em funcionamento todos intercetores que fazem com que durante o período da época balnear não haja qualquer foco de contaminação”.

“Esta é a minha praia! Póvoa de Varzim, uma praia para todos” foi o slogan adotado pela Câmara Municipal em 2010 para promover o turismo balnear no concelho. O Presidente referiu que, uma vez mais, o Município irá apostar na campanha que visa reforçar a Póvoa de Varzim como um destino de férias por excelência, onde tradição se alia à inovação, e onde o sol e o mar são cartão-de-visita complementado por uma boa gastronomia e uma dinâmica cultural que se reforça no Verão. Neste sentido, garantiu que irá criar todas as condições para receber bem quem nos visitar.

João Nunes, Presidente da Associação de Concessionários, afirmou que a maior preocupação dos concessionários para a época balnear é o clima: “vivemos do bom tempo, cada vez mais”.

Para Simas Silva, Capitão dos Portos Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a maior preocupação é a segurança. Há uma alteração da lei que permite aos concessionários abrir os seus espaços fora da época balnear, sem terem nadador-salvador. Neste sentido, fez questão de insistir com os concessionários para a colocação da sinalética de praia não vigiada, neste período.

Carlos Ferreira, Presidente da Associação “Os Delfins” garantiu que, este ano, não faltarão nadadores-salvadores.

Nesta sessão, estiveram também presentes Andrea Silva, Vereadora do Ambiente, e técnicos da autarquia.