A este propósito, o Presidente da Câmara lembrou que “o Eng.º Delfim Flores Morim foi Vereador da Câmara Municipal e Administrador dos ex-serviços municipalizados”.

Foi aprovada a adesão do Município ao Fórum Oceano, “uma organização que trata de promover as atividades marítimas. É uma associação que funciona na proximidade do Ministério do Mar e é uma forma de podermos também fazer a promoção daquilo que são as nossas atividades marítimas, as nossas empresas, o turismo náutico e a participação em Fóruns e em feiras internacionais. Decidimos aderir a esta organização que tem vindo a fazer com que o nosso discurso dos oceanos passe do discurso a práticas reais sob o ponto de vista do investimento e da valorização dos nossos recursos ligados ao mar”.

O executivo aprovou os protocolos a celebrar com as Freguesias de Balasar, Estela, Laundos, Rates e União de Freguesias de Aguçadoura e Navais para a instalação de Espaços do Cidadão. Sobre este assunto, Aires Pereira informou que “segunda-feira, 12 de março, iremos fazer a assinatura destes protocolos nos locais onde vão funcionar esses espaços com o objetivo de dar notícia às pessoas e dizermos a importância que tem esta aproximação da administração local aos cidadãos no sentido de facilitarmos a vida às pessoas. É uma forma de descentralização efetiva e de termos os nossos munícipes cada vez mais próximos do Município”.

Foi aprovada também a minuto de protocolo a celebrar com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo, do Instituto Politécnico do Porto, para o recrutamento de técnicos de turismo para a Loja Interativa de Turismo da Póvoa de Varzim. O edil informou que “a Loja Interativa vai abrir no dia 26 de março, véspera da semana da Páscoa, uma altura importante para o turismo na nossa cidade”.

O executivo aprovou Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com as seguintes entidades: Clube Desportivo da Póvoa, no montante de 270 mil euros (170 mil euros direcionado para o desenvolvimento da sua atividade desportiva e 100 mil euros para suportar as despesas inerentes à utilização dos equipamentos municipais); Centro Desportivo e Cultural de Navais, na ordem dos 28 mil euros e com o Clube Naval Povoense, 55 mil euros para atividade desportiva e 90 mil euros para a utilização dos espaços da Varzim Lazer, nomeadamente Piscinas Municipais.

Aires Pereira informou que “nas duas últimas reuniões de Câmara, o Município aprovou em Coesão Social apoios e contratos-programa no montante de 350 mil euros, na área do Desporto estamos a atingir um milhão de euros de aprovações e na área da Cultura, com os diversos protocolos, cerca de 110 mil euros. Assim sendo, estamos a investir na área social, desportiva e cultural 1,5 milhões de euros para o ano de 2018”.