Assim sendo, a Câmara Municipal irá aliviar, em 2013, o pagamento de impostos municipais aos poveiros.

Foram aprovadas, em reunião ordinária de 22 de outubro, por unanimidade, algumas propostas formuladas pelo Presidente da Câmara em relação a dois impostos: Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS).

Em relação ao IMI, foi aprovada a redução da taxa de 0,4 para 0,3 % para os prédios urbanos avaliados nos termos do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, complementada com uma descida na comparticipação dos munícipes na taxa de IRS, que passa de 5 para 4%.

Para os imóveis que ainda não foram avaliados, a taxa de IMI vai manter-se nos 0,8%, sendo que os prédios degradados terão uma majoração de 30% desse valor.

Nesta reunião de Câmara ficou ainda decidido isentar os comerciantes das taxas anuais de suportes publicitários e da colocação de esplanadas. A partir de agora, os empresários têm apenas de pagar a taxa relativa ao licenciamento inicial. Com esta medida a autarquia pretende dinamizar a economia local.

Sobre as propostas apresentadas, José Macedo Vieira mostrou satisfação por durante o seu mandato, e num momento difícil no país, poder dar boas notícias aos poveiros. “Sinto-me satisfeito por ver que nos meus mandatos ainda consigo a concretização de um projeto”, afirmou, acrescentando que estas medidas só são possíveis graças à “posição da autarquia ao longo dos anos, numa lógica de sustentação das finanças da Câmara Municipal para que, em momentos de dificuldades para os cidadãos, pudéssemos descer os impostos e ajudar os munícipes”.

O Presidente concluiu salientando que “sempre pus o interesse dos cidadãos acima da política”.

Aires Pereira
Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal

Ainda no combate à crise, Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal, propôs que os valores das taxas do Regulamento do Mercado Municipal sejam reduzidos em 30%, bem como os preços mensais a pagar pelos concessionários. Esta medida foi aprovada, por unanimidade, em reunião ordinária de 5 de novembro.

Aires Pereira esclareceu que, “num momento particularmente difícil para a economia nacional e local, fazemos este esforço, que será suportado pelo orçamento do município, em benefício das pessoas. É um contributo para ajudar o nível de vida de alguns comerciantes e sermos um parceiro ativo para a dinamização do comércio local”.

O Vice-Presidente informou que esta medida significará que, por mês, entrarão menos 2700 euros nos cofres da autarquia, mas que também significará que “muitos comerciantes se mantenham em atividade e com os seus estabelecimentos abertos”.